Tecnologia

BeSafer BE-PLC110

Antes de planejar uma pequena reforma em sua residência ou em seu escritório, com o objetivo de passar um cabo de rede para a sala que o sinal da rede sem fio não chega, saiba que existem diversas alternativas para evitar a quebradeira. A alternativa em questão é a tecnologia de transmissão de dados através […]

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 18h38.

logo-infolab

Antes de planejar uma pequena reforma em sua residência ou em seu escritório, com o objetivo de passar um cabo de rede para a sala que o sinal da rede sem fio não chega, saiba que existem diversas alternativas para evitar a quebradeira.

A alternativa em questão é a tecnologia de transmissão de dados através da rede elétrica. O nome desta tecnologia é HD-PLC, do inglês High Definition Power Line Communication. Para que o BeSafer BE-PLC110 funcione são necessários ao menos dois dispositivos. Ambos devem ser conectados na rede elétrica através de uma tomada convencional (bivolt). O primeiro será o controlador da conexão (mestre) e deve ficar na mesma sala do seu roteador sem fios ou modem. A outra ponta (escravo) fica na sala que você desejar. É necessário selecionar através de uma chave na lateral do aparelho qual será o mestre e qual o escravo.

Após a conexão física é preciso sincronizar as duas pontas. Para isso pressione o botão setup dos aparelhos. Depois da sincronia, você deve ligar os cabos de rede. Uma ponta é conectada no roteador e a outra no seu notebook, ou qualquer outro dispositivo que acessa a internet. 

A imagem exemplifica a conexão:

Segundo o fabricante, é possível conectar até 15 dispositivos (escravos) com apenas um controlador da conexão (mestre). Neste caso, você precisaria comprar 16 dispositivos. Cada um, vendido separadamente por R$ 274,00. No INFOlab e em uma residência, avaliamos apenas um par. Se você pretende utilizar um hub para distribuir a conexão, o fabricante recomenda que sejam ligados no máximo 8 dispositivos por aparelho. Na prática, faça isso apenas se desempenho máximo não for o alvo.

Para descobrir até onde poderíamos ir com um dispositivo deste, testamos a velocidade (TCP Troughput) utilizando o software Passmark 7.0. Ambas as pontas estavam conectadas a um Desktop com placa de rede gigabit ethernet, para evitar gargalos. Obtivemos velocidade média de 20,8 Mbps (ou 2,6 MB/s). O valor é um pouco menor do que o obtido com o WD Livewire, mas de estabilidade impar.

Para avaliar o desempenho em um ambiente mais próximo do mundo real, repetimos o teste em uma residência, com alguns eletrodomésticos ligados. Como já era esperado, o sinal caiu quando ligamos eletrodomésticos com motor elétrico. No gráfico abaixo, os dois círculos identificam o momento exato em que ligamos uma batedeira. Ligamos assim que a transmissão começou, por 10 segundos. Ao desligar o eletrodoméstico a velocidade voltou a estabilizar. Ligando novamente por alguns segundos a velocidade cai instantaneamente. Mesmo sendo suscetível a interferência, a velocidade média é pouco afetada. Neste caso obtivemos média de 18,3 Mbps.

Repetimos o teste transferindo um vídeo via rede (exige mais da conexão). Foram transferidos 2,08 GB em 10 minutos e 8 segundos. A velocidade neste caso ficou em torno de 28 Mbps. Já em ambientes com ramos elétricos separados, sob a mesma residência, a velocidade não passou de 1 MB/s. Abaixo do esperado, mas bem próximo dos concorrentes que avaliamos.

O BE-PLC110 protege a conexão de bisbilhoteiros com criptografia AES de 128 bits. Tem dimensão de 10 x 3,9 x 6 centímetros e pesa 169 gramas. O cabo de força é separado. Desta forma é possível conectar em uma tomada dupla, sem inutilizar o outro plugue.

Ficha técnica

Conexões1 Fast Ethernet
VoltagemBivolt
CriptografiaAES 128 bits
Velocidade nominal65 Mbps (TCP) e 90 Mbps (UDP)

Avaliação técnica

PrósEstabilidade de sinal; facilidade de instalação;
ContrasInterferência de eletrodomésticos com motor elétrico;
ConclusãoSem impressionar na velocidade máxima, o BE-PLC110 é uma boa alternativa para usos quando a rede tradicional não é viável;
Média7.2
PreçoR$ 540
Acompanhe tudo sobre:InternetRede Elétrica

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não