Tecnologia

Bengala com reconhecimento facial ajuda deficientes visuais a identificar pessoas na rua

Capaz de reconhecer faces a uma distância de quase dez metros, a bengala, batizada de XploR, utiliza um software de visão artificial de código aberto

XploR (Divulgação / Birmingham City University)

XploR (Divulgação / Birmingham City University)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2015 às 13h37.

Um novo modelo de bengala equipado com câmera e sistema de reconhecimento facial pode ajudar deficientes visuais a navegar pela rua e a identificar rostos conhecidos. O aparelho, que conta também com GPS, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Birmingham City, no Reino Unido. 

Capaz de reconhecer faces a uma distância de quase dez metros, a bengala, batizada de XploR, utiliza um software de visão artificial de código aberto. O programa processa as imagens captadas por uma câmera simples e depois as compara com um banco de fotos extraídas de serviços como Gmail, do Google, e Outlook, da Microsoft.

Se a "bengala inteligente" encontra uma correspondência, ela envia os dados do contato para um fone de ouvido bluetooth que funciona por condução sonora, para garantir o mínimo de interferência na audição do usuário. 

A XploR ainda é um protótipo, mas como prova de conceito já demonstra os benefícios que a tecnologia de visão artificial pode oferecer aos usuários.

Fonte: Wired

Acompanhe tudo sobre:INFOSoftware

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social de futuro incerto nos EUA

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor