Tecnologia

Bartender robô do MIT prepara drinks criados no smartphone

Além de produzir drinks elaborados por seus fregueses, Makr Shakr permitirá que consumidores experimentem bebidas criadas por outras pessoas

Robô Makr Shakr: desenvolvido pelo MIT em um projeto que contou com a participação do estúdio brasileiro SuperUber, máquina irá fazer drinks de acordo com pedidos feitos em smartphones (MIT)

Robô Makr Shakr: desenvolvido pelo MIT em um projeto que contou com a participação do estúdio brasileiro SuperUber, máquina irá fazer drinks de acordo com pedidos feitos em smartphones (MIT)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo – O Massachusetts Institut of Technology (MIT) resolveu desenvolver um robô capaz de produzir drinks de acordo com o gosto do freguês. Chamado Makr Shakr, a máquina irá não apenas misturar as bebidas na quantidade adequada, como também vai simular os conhecidos movimentos dos bartenders.

A iniciativa, que conta com a Coca-Cola e a Bacardi como patrocinadoras, prevê que os consumidores baixem um app em seus smartphones. Através dele, podem produzir o drink desejado, aproveitando os diversos ingredientes que estarão disponíveis no app.

As pessoas também poderão dividir com outras as impressões acerca daquilo que beberam e ainda experimentar receitas criadas por outros frequentadores da festa. E, como todo ombro amigo que avisa quando é hora de parar de beber, o bartender robótico, em conjunto com o app, irá auxiliar os consumidores no monitoramento da quantidade de álcool ingerida durante a balada.

Desenvolvido pelo laboratório SENSEable City Lab, do MIT, o projeto também conta com a participação dos brasileiros do estúdio de design SuperUber. Atrás do Makr Shakr, um grande painel, formado por telas de LED, irá exibir todas as informações dos drinks produzidos e foi criado pela equipe de brasileiros.

O robô irá atuar pela primeira vez hoje à noite, na Semana de Design em Milão (Itália). Seu lançamento oficial, contudo, irá acontecer durante a próxima conferência de desenvolvedores do Google, a Google I/O, que acontece em maio. Veja abaixo um vídeo que mostra, ainda que brevemente, como funcionará o Makr Shakr.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesMITRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma