Tecnologia

Banda larga deve chegar a 82 milhões de acessos em 2013

Acessos à conexão de banda larga móvel no Brasil seguem crescendo; Serviço já está presente em 60% dos municípios e cobre 88% da população do país


	Balanço anual de banda larga móvel da Huawei e Teleco mostra que, hoje, 1 em cada 5 celulares no país contam com conexão 3G
 (Spencer Platt / Getty Images)

Balanço anual de banda larga móvel da Huawei e Teleco mostra que, hoje, 1 em cada 5 celulares no país contam com conexão 3G (Spencer Platt / Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 9 de abril de 2013 às 13h54.

São Paulo – A banda larga móvel no Brasil deve encerrar 2013 com 82 milhões de acessos, é o que diz o relatório “Balanço Huawei da Banda Larga”, divulgado na manhã desta terça-feira pela empresa e pela consultoria Teleco, especializada em telecomunicações. Considerando números revelados pelo balanço no ano passado, o serviço de internet segue em forte ritmo de crescimento. Em 2012, a previsão era de que o país chegaria a 73 milhões de acessos em 2012, atingindo 124 milhões em 2014.

De acordo com a empresa, as estimativas otimistas podem ser atribuídas à adoção cada vez maior de smartphones. No ano passado, este setor registrou um crescimento de 28% na quantidade de dispositivos vendidos, enquanto que os acessos à banda larga móvel aumentaram 59%. Atualmente, 1 em cada 5 aparelhos celulares no país oferece suporte para conexão 3G.

O relatório, que oferece um panorama da abrangência e penetração do serviço de internet, mostra ainda que, em fevereiro de 2013, 60% dos municípios brasileiros já contavam com conexão através da banda larga móvel. A boa notícia é que, atualmente, 88% da população brasileira se encontra coberta por este tipo de conexão, percentagem superior à meta de 83% estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para 2016.

Mas enquanto as previsões para a banda larga móvel seguem em plena evolução, os dados referentes à conexão fixa mostram estabilidade. A estimativa é que o Brasil atinja a marca de 22 milhões de acessos até o fim do ano. Presente atualmente em 100% dos municípios brasileiros, a perspectiva é que o crescimento da banda larga fixa continue na casa dos 14,8%, mesma taxa registrada nos últimos seis anos.

Rede 4G LTE

O balanço anual da Huawei e Teleco apresentou ainda números referentes ao crescimento das redes 4G LTE no Brasil e no mundo. Hoje, esta velocidade conta com 68 milhões de acessos em âmbito global, distribuídos por 158 redes comerciais já em atividade em 63 países. Até o fim do ano, estima-se que 88 novas redes comecem a funcionar.

A quantidade de aparelhos com suporte para 4G irá, naturalmente, acompanhar essa expansão e contribuir para a manutenção do crescimento desta rede. Em menos de um ano, o número destes dispositivos mais que triplicou: saltou de 64 em março de 2012 para 221 em 2013. 

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEmpresasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaHuaweiInternetTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro