Volfpeck: banda ganhou 20 mil dólares do Spotify com álbum silencioso (Divulgação)
Victor Caputo
Publicado em 8 de maio de 2014 às 13h09.
São Paulo – O Spotify excluiu de seu serviço o último disco de uma banda independente chamada Vulfpeck. O motivo para isso é que a banda trapaceou o Spotify. Mas como uma pequena banda independente consegue trapacear um serviço de streaming de músicas com mais de 20 milhões de usuários?
O disco em questão era chamado "Sleepify". Ele era um álbum apenas com silêncio. Nenhuma das músicas dele tinha qualquer som. Mesmo assim, as audições renderam cerca de 20 mil dólares à banda.
Tudo começou com um vídeo da banda (veja no final do texto). Eles queriam fazer uma turnê, mas queriam que os shows fossem de graça. Para conseguir o dinheiro para financiar as viagens, gravaram o Sleepify.
Os artistas recebem do Spotify cerca de 0,007 dólar por música ouvida por algum usuário. O que um dos membros da Vulfpeck pedia era que os fãs da banda deixassem o álbum tocando repetidamente enquanto dormissem. E assim a banda conseguiu 20 mil dólares.
De acordo com o Spotify, o álbum quebrava termos do contrato entre o serviço e as bandas. O tecladista e líder da banda, Jack Stratton, deu uma entrevista ao site Vice. O Spotify disse que eles estavam recebendo outros álbuns silenciosos, afirmou. Na entrevista, Strantton ainda disse ser um fã do serviço de streaming.
Uma turnê de graça do Vulfpeck casaria com os hábitos da banda. Eles usam a tecnologia para disponibilizar todos seus trabalhos de graça. O site da banda, por exemplo, tem links para que todas suas músicas sejam ouvidas no YouTube ou baixadas no site BandCamp.
Veja aqui o vídeo (em inglês) sobre o álbum silencioso:
//www.youtube.com/embed/KXvncV79LXk?list=UUtWuB1D_E3mcyYThA9iKggQ