Tecnologia

Bancos britânicos criticam plano do governo para país ser centro de bitcoins

O ministro da Fazenda inglês quer estimular o uso de bitcoins dentro do Reino Unido

george osborne (Getty Images)

george osborne (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 06h03.

Os principais bancos do Reino Unido, incluindo o Barclays e o Royal Bank of Scotland, avisaram que o plano do governo britânico de tornar o país em um centro para o comércio de bitcoins pode ajudar terroristas e criminosos a prosperarem na Inglaterra.

O aviso foi dado em uma carta da Associação Britânica de Bancos (BBA), que representa as principais instituições bancárias do Reino Unido, para o ministério da Fazenda britânico

Anthony Brown, presidente do BBA, afirmou ao jornal The Telegraph que "se terroristas e criminosos adotarem essas moedas desreguladas, será muito mais difícil para as autoridades e agências de inteligência os vigiar".

A declaração oficial dos bancos britânicos veio em resposta ao ministro da Fazenda do Reino Unido George Osborne, que no ano passado afirmou: "Apenas se adotarmos inovações nas finanças é que iremos garantir que o setor financeiro britânico continuará a atender as diversas necessidades de negócios e consumidores".

Os bancos estão preocupados com a ameaça que o bitcoin pode ser à Libra Esterlina e com o fato da moeda virtual poder ajudar criminosos devido à natureza anônima que ela possui.

"O impacto que moedas virtuais possuem na estabilidade monetária ou financeira atualmente é limitado, dado o tamanho do mercado de cotações digitais", afirma a carta da BBA. "Porém, se elas forem largamente adotadas no Reino Unido, existe a possibilidade de que afetem a libra esterlina", continua a associação.

"Em comparação com transações feitas por meio do sistema de pagamentos regulado, o anonimato oferecido pelas moedas virtuais pode facilitar transações feitas com o propósito de lavar dinheiro para financiar o terrorismo, ou a compra de bens e serviços ilegais", afirma a BBA.

A associação pede mais clareza em relação a moedas virtuais: "Elas precisam demonstrar que as transações são legítimas e que não apoiam atividade terrorista ou criminal."

O valor do bitcoin teve uma queda significativa nas últimas semanas e chegou a sua cotação mais baixa desde o final de 2013.

Atualmente, um bitcoin vale 210 dólares, quase 25% do valor que possuía há um ano.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinEuropaINFOPaíses ricosReino Unido

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor