Tecnologia

Banco Neon e Visa permitem autenticação por selfie para compras

Selfie vira alternativa a senha numérica e a impressão digital como autenticação para realizar uma transação de crédito para clientes do banco virtual

Selfie: foto pode ser usada para autenticar compras por cartão de crédito (m-imagephotography/Thinkstock)

Selfie: foto pode ser usada para autenticar compras por cartão de crédito (m-imagephotography/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 11 de maio de 2017 às 12h49.

Última atualização em 4 de maio de 2018 às 10h37.

São Paulo – O banco Neon, em parceria com a Visa, está usando selfies como forma de autenticação para compras no cartão de crédito. A tecnologia já funciona para clientes do banco e faz parte do app.

A autenticação é pedida em alguns casos de compras com cartão de crédito pela internet—o banco oferece apenas cartão de crédito virtual, vale lembrar. Caso a compra fuja dos hábitos do cliente, ele recebe uma notificação em seu smartphone pedindo a autenticação.

As formas anteriores para realizar essa tarefa eram inserir uma senha numérica ou usar o sensor de digitais do smartphone. Agora, ainda é possível utilizar a câmera do smartphone para essa tarefa--nada foi deixado de lado, o cliente pode optar pela solução de seu preferência.

Ao abrir uma conta virtual, os clientes do Neon terão de cadastrar uma selfie. A partir de 80 pontos mapeados na face, é possível fazer a autenticação biométrica para as compras no futuro.

“A forma que mais recomendamos aos clientes atualmente é a autenticação biométrica facial”, disse o CEO do banco Neon Pedro Conrade no anúncio da funcionalidade.

Se no comércio físico as fraudes foram dizimadas graças à tecnologia de chip, largamente difundida no Brasil, no comércio eletrônico, o desenvolvimento de soluções de autenticação são uma prioridade para a cadeia de tecnologia de pagamentos.

“A biometria facial é a melhor opção do mercado para autenticação virtual hoje”, afirmou o gerente geral da Visa no Brasil Fernando Teles. Ele ainda ressalta que a indústria de pagamentos passou de um caminho de criar soluções e depois buscar por mercado e assumiu uma postura de criar produtos com foco em aliviar problemas dos usuários.

A nova tecnologia, é claro, cumpre com exigências processuais da cadeia de pagamentos. “Desde o início do banco Neon, nos perguntamos como ser compliance e inovadores ao mesmo tempo”, disse Conrade. O Neon é o primeiro banco a oferecer a tecnologia de biometria facial a seus clientes.

"Esse trabalho é resultado de uma colaboração. Nós, da Visa, sentamos com o banco Neon para melhorar a experiência de autenticação digital", afirmou Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil.

Para que a tecnologia seja completamente segura, o processo exige que o comprador pisque os olhos para autenticar a compra. Isso evita que fotos ou vídeos sejam usados para fraudar a transação.

É importante lembrar que a tecnologia não será necessária em todas as eventuais transações por crédito realizadas por clientes. Elas serão uma opção somente no caso de compras que fujam dos hábitos de consumo—como a compra de uma passagem aérea de 3 mil reais feita por um usuário que faz apenas compras de pequeno valor.

Com mais de 100 mil clientes (todos virtuais, é claro), o banco Neon já disponibiliza a nova tecnologia, em parceria com a Visa, em seu app. A atualização mais recente do app conta com a funcionalidade.

Acompanhe tudo sobre:Banco NeonBancosCartões de créditoVisa

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro