Tecnologia

Balões de internet do Google fazem testes no Piauí

O lançamento de cinco balões à estratosfera foi realizado na última sexta-feira (6) na capital Teresina, em um local próximo à linha do Equador.

balão (Divulgação)

balão (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 18h18.

O Google enviou seus balões que fornecem conexão à internet para a estratosfera a partir do Piauí, em uma parceria da empresa com o governo brasileiro para permitir o acesso à web em áreas remotas do país. 

Os testes consistiram em dois conjuntos de lançamentos, o primeiro em 28 de maio e o segundo, na última sexta-feira (6). O lançamento de cinco balões à estratosfera foi realizado em Teresina e Campo Maior, cidade localizada à 85 km da capital do Piauí, em uma região próxima à linha do Equador. 

O Piauí foi o estado escolhido devido a sua posição geográfica e ao atual clima seco da região. Além disso, o nordeste do Brasil é um dos mais carentes em acesso à internet, com apenas 27% da população local (cerca de 3 milhões de pessoas) conectada. Os cinco balões irão trafegar na estratosfera por cerca de 100 dias. 

[Drones e balões aerostáticos: vale tudo para acessar a internet]

O lançamento oficial foi precedido de outro teste realizado no mês passado no Piauí, quando dois balões forneceram acesso à internet durante uma hora para uma escola localizada na região norte do estado. 

Pela primeira vez, a turma da nona série da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, na comunidade de Água Fria, teve uma aula com acesso à internet, enquanto um balão sobrevoava a região e transmitia o sinal LTE, fornecido pela Vivo, para uma antena especial instalada no telhado da escola com auxílio de infraestrutura da Telebrás. 

O Projeto Loon é o plano do Google para levar acesso à internet a pontos afastados do globo. Ele usa balões que voam a grandes altitudes para transmitir o sinal de banda larga ao solo. Os balões são controlados remotamente e usam energia solar.

O projeto foi anunciado pela empresa em junho do ano passado e as conversas com o governo brasileiro começaram em outubro à pedido do Ministério das Comunicações, que solicitou testes no início de 2014 ao Google em parceria com Telebrás. 

//www.youtube.com/embed/m96tYpEk1Ao

//www.youtube.com/embed/mcw6j-QWGMo

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanda largaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde