Tecnologia

Bairros pobres nos EUA ganharão paineis solares comprados com dinheiro de poluidoras

Ao todo, 14,7 milhões de dólares serão utilizados do fundo e, para as famílias que receberão os paineis, o custo será zero

Grid Alternatives (Divulgação)

Grid Alternatives (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 09h11.

Bairros pobres no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, receberão paineis solares comprados com o dinheiro de empresas que poluem o meio-ambiente. O projeto foi idealizado pela ONG Grid Alternatives, de Oakland, e utiliza a verba resultante de uma lei estadual que exige medidas compensatórias das companhias poluidoras. 

Ao todo, 14,7 milhões de dólares do fundo serão utilizados e, para as famílias que receberão os paineis, o custo será zero. A ONG pede apenas que os beneficiados ajudem na instalação do equipamento, e que eles alimentem os voluntários – mas nem isso é uma obrigatoriedade.

A Grid Alternatives estima que 1 600 residências receberão paineis solares por meio do projeto até o final de 2016. Para se enquadrar no programa, basta que a família more em um bairro considerado "desfavorecido" pelo estado. O uso dos paineis garante uma economia de até 1 000 dólares, ou 3 100 reais, por ano.

A Califórnia é conhecida como um dos estados mais engajados no uso da energia limpa nos Estados Unidos. Além de leis como a que viabilizou este projeto, a iniciativa privada também se envolve ativamente na área. Bons exemplos são os das companhias SolarCity, de paineis solares, e Tesla, de baterias e carros elétricas, ambas presididas pelo bilionário Elon Musk e sediadas no estado. 

Fonte: Vice

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia solarINFOInfraestrutura

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não