Tecnologia

Baidu estreia no Brasil com serviços para web, mobile e PC

A empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciou sua estreia no mercado brasileiro, marcando também o início de suas operações na América Latina

Baidu (Reprodução)

Baidu (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 10h53.

A empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciou nesta terça-feira (12) sua estreia no mercado brasileiro, marcando também o início de suas operações na América Latina.

Site mais acessado na China e líder em serviço de buscas, com 80% de participação de mercado no país de origem, o Baidu mantém operações no Japão, Coréia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes. O Brasil é o primeiro país das Américas a contar com serviços localizados do Baidu.

“O Brasil é uma superpotência na internet e ainda há muitas pessoas que podem acessar a web. Por exemplo, atualmente há 100 milhões de usuários brasileiros online e até 2016 espera-se mais 43 milhões de novos acessos. Tudo isso nos levou a escolher pelo Brasil para essa expansão pela América Latina”, disse Yan Di, diretor-geral da operação do Baidu no Brasil.

Para esta estreia no país, o Baidu traz quatro serviços e software para web e PCs, além de mais cinco aplicativos disponíveis para a plataforma Android. 

No entanto, o principal serviço do Baidu, as buscas, não foi anunciado neste primeiro lançamento para o país. Segundo a empresa, a mesma está em fase beta de testes com conteúdos localizados e traduzidos para o português e deve ser liberada “em breve”. 

A companhia reforçou a necessidade de entregar um serviço de qualidade e com características diferenciadas para que chegue ao Brasil como uma melhor opção ao Google, que é líder nesse setor. 

“Nós queremos nos tornar a plataforma digital número 1 em todo o mundo. Esse é nosso objetivo”, disse Jeff Becker, diretor de marketing do Baidu. 

Web e Software - A principal aposta do Baidu para ganhar espaço no mercado nacional é trazer serviços de forma gratuita e sem propagandas. Entre os lançamentos de software, a empresa apresentou o PC Faster, programa que restaura a performance de computadores com problemas de desempenho. E o Baidu Antivírus, que utiliza três motores para detecção de ameaças: Avira, um desenvolvido pelo próprio Baidu e uma proteção em nuvem, que realiza atualizações de segurança em tempo real sem que seja preciso fazer update do programa. 

Mas a principal aposta da empresa para o Brasil será nos serviços web. A novidade é a estreia do portal Hao123, com foco nos novos usuários de internet. O site traz atalhos de navegação para conteúdos como notícias, ferramentas de e-mail, redes sociais, jogos e um banco de imagens. Há também um gerador de memes, um medidor de velocidade de banda larga, dicionários e futuramente serviço de envio de mensagens SMS pela web e mapas online. 

Outra aposta para a web é o navegador Spark Browser, desenvolvido com o motor de código aberto WebKit. O browser, que tem um layout similar ao do Google Chrome, traz algumas funções exclusivas como integração nativa com serviços de torrent. Além disso, há um atalho para o download de arquivos de mídia - é possível baixar um vídeo do Youtube direto do navegador, por exemplo. Uma ferramenta própria do programa também permite capturar telas e navegar por gestos do mouse - um movimento do mouse pode abrir ou fechar uma nova aba, por exemplo. 

Apps - Além dos serviços web e software para PCs, o Baidu também apresentou cinco aplicativos para aparelhos Android - todos gratuitos e sem propagandas, segundo a empresa. Os mesmos estão disponíveis para download na Google Play. 

Os apps disponíveis para o Brasil são: Du Battery Saver (serviço que diz reduzir o consumo de energia do celular em até 50%); Du Speed Booster (aplicativo para acelerar o desempenho do aparelho); Baidu Browser (navegador que diz compactar até 90% dos dados); Trust Go (programa de antivírus para smartphones); e o Photowonder (editor de imagens com filtros “a la” Instagram).

Acompanhe tudo sobre:AndroidAntivírusBaiduBrowsersGoogleINFOInternetSoftware

Mais de Tecnologia

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista

Abandonado por Mark Zuckerberg, metaverso ganha força em fábricas da BMW e na Amazon