EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
São Paulo, 28 de outubro (Plantão Info) - Os brasileiros gastaram 366 milhões de reais em compras online no último mês de agosto, segundo a Camara-e.net e a E-Consulting, responsáveis pelo VOL - índice de varejo online. O VOL é a soma do que foi gasto na web em automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física).
O valor do varejo online em agosto corresponde a 2,4% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE) naquele mês. É também 2,7% menos do que os 376,1 milhões de reais gastos na web em julho e 21% menor que o faturamento de agosto de 2002, que foi de 462,5 milhões de reais.
Enquanto as montadoras e revendedoras de veículos representaram 50,4% do VOL total de agosto, os segmentos de bens de consumo e turismo, juntos, faturaram 181,5 milhões de reais - 5,5% a mais do que o resultado de julho (172,1 milhões de reais). Segundo a E-Consulting e a Camara-e.net, nos últimos 12 meses o setor automotivo acumulou uma retração de 109,3%. "Com a queda de 9,6%, as vendas online de carros em agosto não refletiram as iniciativas governamentais para o reaquecimento do setor. Esperamos que, em setembro, o comércio de veículos pela internet reverta a tendência de queda", afirma o diretor executivo da Camara-e.net, Cid Torquato.