Tecnologia

AWS diz ter solucionado falha que afetou sites como Mercado Livre, Amazon e Canva

Relatos de usuários começaram a surgir por volta das 3h30, no horário de Brasília, com milhares de notificações em sites de monitoramento como o Down Detector

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 05h47.

Última atualização em 20 de outubro de 2025 às 08h59.

A Amazon Web Services (AWS) informou na manhã desta segunda-feira, 20, que corrigiu a falha que causou instabilidade global em seus serviços, afetando clientes de diversos setores, como a varejista Mercado Livre, a plataforma de inteligência artificial Perplexity e a ferramenta de design Canva, entre outros.

A companhia afirmou ter solucionado um problema em um gateway regional na Costa Leste dos Estados Unidos, mas alertou que parte dos usuários ainda pode enfrentar respostas mais lentas ou taxas de erro elevadas durante a estabilização.

“O problema de DNS subjacente foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS já está funcionando normalmente”, lê-se no AWS Health Dashboard, painel oficial de status da AWS.

O problema teve início nas primeiras horas da manhã, com registro de falhas especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Amazon confirmou instabilidade e aumento nas taxas de erro em múltiplos serviços de sua infraestrutura de nuvem, segundo a Bloomberg.

Relatos de usuários começaram a surgir por volta das 3h30, no horário de Brasília, com milhares de notificações em sites de monitoramento como o Down Detector.

Entre os serviços afetados estão a assistente virtual Alexa, que deixou de responder comandos de voz e rotinas programadas, e plataformas populares como Snapchat, Fortnite, Airtable, Canva e o aplicativo da rede McDonald’s. Por aqui, sites e apps como Mercado Livre, Wellhub (antigo Gympass), Hotmart, Canva e iFood também tinham alta nas reclamações por volta das 5h44.

A empresa de inteligência artificial Perplexity também relatou instabilidade e associou diretamente o problema à falha da AWS. “Estamos trabalhando para resolver a situação”, informou o CEO da companhia, Aravind Srinivas.

Histórico de instabilidades

Essa não é a primeira vez que uma falha na região US-EAST-1 da AWS provoca efeitos em cascata. Situações semelhantes ocorreram em 2023, 2021 e 2020, deixando diversos sites e aplicativos fora do ar por horas.

Até o momento, a causa exata da pane de segunda não foi divulgada, nem há previsão oficial para a normalização dos serviços.

O que é a AWS?

A Amazon Web Services, ou AWS, é uma das maiores plataformas de computação em nuvem do mundo. Ela oferece soluções que vão desde armazenamento de dados e hospedagem de sites até ferramentas avançadas de inteligência artificial, análise de dados e cibersegurança.

Criada pela Amazon.com Inc., a AWS permite que empresas e desenvolvedores utilizem recursos tecnológicos de forma escalável e sob demanda, pagando apenas pelo uso efetivo — um modelo que elimina a necessidade de manter servidores físicos.

Atualmente, milhões de organizações em mais de 190 países utilizam a AWS para rodar aplicações, processar informações e armazenar grandes volumes de dados, o que consolida a companhia como líder global no setor de computação em nuvem.

Acompanhe tudo sobre:AmazonAmazon Prime VideoApps

Mais de Tecnologia

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%

Apenas 35% das empresas envolvem segurança na criação de produtos, mostra relatório nacional

Amazon Leo: novo nome do projeto de satélites da Amazon marca avanço na disputa com a Starlink

Guia para escolher caixas de som Bluetooth à prova d’água na Black Friday