Tecnologia

Avião da Malásia foi desviado deliberadamente, diz primeiro-ministro

O destino do avião Boeing 777-200ER da Malaysian Airlines tem estado envolto em mistério desde 8 de março

Avião (EFE)

Avião (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2014 às 07h09.

Investigadores acreditam que alguém a bordo do avião desaparecido da Malásia desligou deliberadamente os sistemas de comunicação e rastreamento, mudou a rota do avião e voou por quase sete hora até que a aeronave desaparecesse, disse neste sábado o primeiro-ministro do país Najib Razak.

Logo depois da fala do primeiro-ministro, a polícia chegou à casa do piloto do avião desaparecido para procurar evidências, disse à Reuters uma fonte sênior da polícia.

A busca sem precedentes pelo voo MH370 e seus 239 passageiros e tripulantes entrou em sua segunda semana.

Najib afirmou, em uma coletiva de imprensa, que a busca pelos destroços na região da rota prevista inicialmente, a leste da Malásia, estava sendo interrompida.

"Apesar de relatos da imprensa de que o avião foi sequestrado, eu quero ser bem claro que ainda estamos investigando todas as possibilidades que levaram o MH370 a desviar da rota", disse o primeiro-ministro.

O destino do avião Boeing 777-200ER da Malaysian Airlines tem estado envolto em mistério desde que ele desapareceu na costa leste da Malásia menos de uma hora depois de decolar em 8 de março, saindo de Kuala Lumpur rumo a Pequim, na China.

No entanto, investigadores estão cada vez mais focados na possibilidade de que ele foi conduzido para fora de sua rota pelo piloto ou pelo copiloto, ou por outra pessoa a bordo com conhecimento técnico suficiente para pilotar uma grande aeronave comercial.

Policiais chegaram à casa do capitão Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, na tarde de sábado. A fonte da polícia disse à Reuters que eles haviam ido buscar evidências que pudessem ajudar nas investigações.

(Reportagem de Anshuman Daga e Siva Govindasamy)

 

Acompanhe tudo sobre:INFOVoo MH370

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não