Tecnologia

Autoridades russas bloqueiam acesso de sites da oposição

Autoridades da Rússia bloquearam o acesso a várias páginas eletrônicas da oposição não parlamentar por convocações de atividades ilegais


	Policiais na Praça Vermelha: páginas bloqueadas "contêm chamadas de atividades ilegais", segundo autoridades
 (Vasily Maximov/AFP)

Policiais na Praça Vermelha: páginas bloqueadas "contêm chamadas de atividades ilegais", segundo autoridades (Vasily Maximov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 09h08.

Moscou - As autoridades da Rússia bloquearam o acesso a várias páginas eletrônicas da oposição não parlamentar "por convocações de atividades ilegais", segundo a Agência de Controle de Meios de Comunicação e Tecnologias da Informação (Roskomnadzor, em russo).

A agência ordenou o bloqueio aos maiores provedores de internet na Rússia.

Segundo as autoridades, as páginas bloqueadas "contêm chamadas de atividades ilegais e participação em ações públicas com violação da ordem".

Além disso, a Roskomnadzor fechou o acesso ao blog do líder opositor Alexei Navalni, que se encontra sob prisão domiciliar e está impedido de usar telefones e se conectar a internet.

No entanto, ainda estão disponíveis suas páginas no Facebook e na maior rede social russa (Vkontakte), controladas pelo Fundo de Luta contra a Corrupção, criado por Navalni.

As últimas medidas da agência chegam pouco antes de um protesto contra o Kremlin em Moscou, convocado por causa da intervenção russa na rebelde república ucraniana da Crimeia.

Em 1º de fevereiro, entrou em vigor na Rússia chamada "lei de Lugovoi", que permite o bloqueio do acesso a páginas na internet por chamadas ao extremismo sem decisão judicial.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaInternetOposição políticaRússiaSites

Mais de Tecnologia

Acer entra no mercado de anéis inteligentes com lançamento do FreeSense Ring

Huawei lança notebooks com sistema próprio para rivalizar com Windows

Novo cabo submarino de internet promete acelerar Porto Alegre como hub digital do sul

Samsung vai fabricar chips para Switch 2 da Nintendo