Tecnologia

Autoridades lançam código contra dependência de smartphones

Região australiana lançou um código de conduta para combater a dependência dos smartphones dos turistas

Pessoas usam smartphones: código pretende evitar que visitantes busquem toda informação na internet e desfrutem de estadia na região com seus próprios meios (Getty Images)

Pessoas usam smartphones: código pretende evitar que visitantes busquem toda informação na internet e desfrutem de estadia na região com seus próprios meios (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 10h36.

Sidney - As autoridades de Sunshine Coast, um dos principais destinos litorâneos do estado australiano de Queensland, lançaram nesta quinta-feira um código de conduta para combater a dependência dos smartphones dos turistas.

O código de sete pontos pretende evitar que os visitantes busquem toda informação na internet e desfrutem de uma estadia na região com seus próprios meios. Neste caso, a ideia é encorajar o diálogo tête-à-tête e estimular a realização de uma viagem mais "desconectada".

O documento também sugere que os turistas evitem deixar seus smartphones sobre a mesa durante as refeições e que desliguem o aparelho durante a noite e ao visitar espaços naturais. A carta orienta os visitantes a apreciar os cenários visitados antes de se preocupar em tirar fotos e publicá-las.

Além disso, segundo o portal "sunshinecoast.com", o código de conduta em questão também é acompanhado das chamadas "zonas desligadas", nas quais o uso de smartphones é proibido.

Uma pesquisa da Galaxy Research, realizada a pedido do setor de Turismo de Queensland, apontou que 55% dos australianos acreditam que não poderiam viver 24 horas sem "smarthphone", enquanto 65% dos entrevistados têm este dispositivo ao alcance da mão durante o dia.

A pesquisa em questão também mostrou que 80% dos entrevistados admitiram ter tido uma conversa enquanto trocava mensagens de texto, assim como 48% alegou ter tido problemas no relacionamento por causa do uso dos telefones celulares.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaIndústria eletroeletrônicaInternetPaíses ricosSmartphonesTurismo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro