Tecnologia

Autoridade dos EUA vê mais ataques em sistemas de controle

Autoridade de cibersegurança dos EUA alertou que autoridades têm visto aumento nas invasões de redes de sistemas de controles industriais no último ano


	Hacker usa computador: sistemas de controle industriais são computadores que controlam operações de processos fabris
 (BrianAJackson/Thinkstock)

Hacker usa computador: sistemas de controle industriais são computadores que controlam operações de processos fabris (BrianAJackson/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 19h25.

Miami - Uma autoridade de cibersegurança do governo norte-americano alertou que as autoridades têm visto aumento nas invasões de redes de sistemas de controles industriais no último ano e disse que estão vulneráveis por estarem expostos à Internet.

Os sistemas de controle industriais são computadores que controlam operações de processos fabris, desde usinas de energia e fundições de aço até fábricas de biscoitos e cervejarias.

"Cada vez mais eles estão ganhando acesso à camada de sistemas de controle", disse Marty Edwards, que administra a equipe de respostas a ciberemergências em controles de sistemas industriais do Departamento de Segurança Nacional dos EUA (ICS-CERT, sigla em inglês).

O interesse em segurança de infraestrutura crítica aumentou no mês passado, quando autoridades ucranianas culparam um ciberataque da Rússia por interrupção na energia, o que a torna a primeira causada por um ciberataque. Edwards disse que acredita que o aumento nos ataques foi causado principalmente porque mais sistemas de controle estão diretamente conectados à internet. "Estou muito consternado com a acessibilidade de algumas redes", disse ele em entrevista.

Acompanhe tudo sobre:HackersInternet

Mais de Tecnologia

EUA pode forçar Google a vender Android, Chrome e Google Play para corrigir monopólio

Novas marcas chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas em setembro

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte

Facebook pagou US$ 2 bi para criadores de conteúdo em 2024 e consolida sua relevância de monetização