Tecnologia

Apresentado por Dell

Automatização nos hospitais

Prontuário eletrônico: sistema vem tornando os atendimentos mais rápidos e seguros

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 10h00.

Ao registrar eletronicamente o histórico médico dos pacientes, o prontuário eletrônico vem conseguindo eliminar não só o uso do papel, como também o risco de ilegibilidade e a perda de informações. Implantado no Brasil a partir de 2002, quando o governo definiu as regras para sua certificação, o sistema permite que os médicos compartilhem e acessem, em tempo real, informações de seus pacientes, como internações anteriores, problemas de saúde, resultados de exames e histórico familiar. Os dados podem ser compartilhados com outros hospitais, laboratórios e entre especialistas, oferecendo mais agilidade e segurança aos atendimentos.
 
Nos Estados Unidos, onde o uso de prontuários eletrônicos cresceu 57% entre 2001 e 2011, oito em cada dez médicos dizem fazer uso do sistema. Segundo o Health Information Technology, essa tecnologia os ajuda não só a acessar as informações remotamente, como também receber alertas sobre o risco de uma medicação errada ou de resultados laboratoriais críticos.

Neste ano, foi a vez do Hospital do Coração, em São Paulo, implementar o prontuário eletrônico. A ação faz parte de uma série de medidas tomadas pelo hospital para modernizar a área de tecnologia da informação. Entre elas estão o envio de uma mensagem SMS para o celular do paciente confirmando a consulta médica, a rastreabilidade de medicamentos com o uso de leitores de código de barras e a instalação, nas salas cirúrgicas, de equipamentos touchscreen que permitem com que os médicos controlem desde o tempo de anestesia até os medicamentos e materiais usados durante a cirurgia. Ao adotar novas tecnologias, os hospitais vêm ganhando tempo para dedicar-se ainda mais ao paciente, mantendo o atendimento rápido, confiável e seguro. 

Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda