Audi A7 (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 08h15.
A Audi apresentou um conceito de carro com tecnologia de condução autônoma, ou seja, que não precisa de motorista, durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2014, que acontece nesta semana, em Las Vegas. O modelo chamado A7 utiliza radares e lasers para monitorar o ambiente ao seu redor e desviar ou parar perante obstáculos.
Entretanto, o veículo não pode conduzir o motorista por todo o período de uma viagem, por exemplo, mas sim quando o tráfego estiver abaixo dos 60 km/h. Ou seja, seu uso é mais indicado para o trânsito urbano. O A7 possui uma tela LCD que exibe um representação gráfica do seu entorno.
As informações captadas pelos radares e lasers são analisadas por um computador que fica em um painel na parte traseira do veículo, segundo o CNET. Ele então controla o freio, o acelerador e até mesmo o volante do carro, para que ele não saia da faixa em que está.
Além disso, o A7 conta com um tecnologia de reconhecimento facial que identifica se o condutor está concentrado na pista ou se está sonolento. No segundo caso, um alerta é emitido pelo veículo para despertar o motorista.
Apesar da tecnologia de condução autônoma do A7 ainda estar em processo de desenvolvimento, a Audi informa que ela pode chegar às ruas antes do que você pensa.