Tecnologia

Acelerando o ritmo do negócio, Spotify ganha atualização que lembra o TikTok

De cara nova, o app com mais de 500 milhões de usuários deixou mais fácil descobrir músicas e podcasts, com prévias e conteúdos extras em um feed vertical

Novo Spotify: destaques da experiência do aplicativo redesenhado do Spotify incluem inteligência artificial com voz artificial (Spotify/Reprodução)

Novo Spotify: destaques da experiência do aplicativo redesenhado do Spotify incluem inteligência artificial com voz artificial (Spotify/Reprodução)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 8 de março de 2023 às 16h02.

Última atualização em 10 de março de 2023 às 11h01.

''Um feed completamente reimaginado''. Foi como definiu Daniel Ek, CEO do Spotify, a nova cara do aplicativo que será vista pelos usuários a partir desta quarta-feira, 8. O anúncio ocorreu no evento 'Stream On', o equivalente da empresa às famosas palestras WWDC da Apple, que servem de vitrine para novos recursos de produtos e visão de negócios.

LEIA TAMBÉM: Na playlist triste do Spotify o ritmo é de prejuízo milionário

E nessa reimaginação do Spotify para o seu serviço, o destaque é a página inicial, que trocou os blocos em formato de galerias para a recomendação de músicas e podcasts, por um feed vertical que apresenta prévias dos áudios ao estilo TikTok.

Interface reimaginada: inclui novos recursos visuais e um design interativo (Spotify/Reprodução)

É uma evolução de um teste percebido pela primeira vez em novembro de 2021 , que foi anunciado oficialmente e expandido para mais usuários em abril de 2022. Na versão beta, era possível ver trechos de clipes em looping no lugar da arte estática tradicional dos cartões das músicas.

Mas ainda que, à primeira vista, a comparação seja com o TikTok, o passo do Spotify nessa atualização vai um pouco além. No app da ByteDance, o objetivo é ver mais e mais vídeos. No Spotify, o design foi construído para a descoberta de novas produções e fidelização do ouvinte, se afastando de ser um feed de consumo.

E o sucesso da nova função, segundo a empresa, poderá ser medido pela rapidez e fluidez com qual o usuário navega e aceita um novo conteúdo, e não por quanto tempo passa no app procurando por algo.

Daniel Ek: CEO do Spotify (Ilya S. Savenok/Getty Images)

Outros anúncios do Spotify

Outros destaques do evento incluem o Smart Shuffle, que sugere novas músicas ao criar uma lista de reprodução que pode ser gerenciada com um botão; e o Autoplay for Podcasts, que iniciará automaticamente a reprodução de um novo episódio de podcast que corresponda ao gosto do usuário. Aqui o Spotify mira que suas produções funcionem como um rádio nos fones e caixas de som dos assinantes.

Em etapas: implementação dos novos recursos será parcelada a partir desta quarta-feira, 8 (Spotify/Reprodução)

Há também a função DJ, anunciado anteriormente, que funciona como um guia personalizado alimentado por IA com uma voz de DJ sintética, que reproduz um fluxo de música com base em seus gostos musicais e histórico.

A versão beta do DJ, lançada em 22 de fevereiro, está atualmente disponível para assinantes do Spotify Premium nos Estados Unidos e Canadá.

Acompanhe tudo sobre:SpotifyTikTokMúsicaApps

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma