Tecnologia

Atualização faz do Windows 10 uma casa virtual

Atualização do Windows 10 traz capacidades novas em relação a realidade virtual, transformando o computador em uma casa virtual

Realidade mista: nova funcionalidade do Windows 10 transforma computador em casa virtual (Microsoft/Divulgação)

Realidade mista: nova funcionalidade do Windows 10 transforma computador em casa virtual (Microsoft/Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 11h29.

São Paulo – A Microsoft liberou uma grande atualização para o sistema Windows 10. O Fall Creators Update segue a ideia da Microsoft de liberar duas atualizações anuais para o sistema.

Entre muitas novidades práticas para usuários, uma mais ousada chama bastante a atenção. A Microsoft traz o que chama da realidade mista ao Windows 10. Junto com o update, fabricantes como Lenovo, HP e Acer estão lançando óculos de realidade virtual para uso com o Windows 10.

Com a atualização, a Microsoft mostra um pouco da sua visão para o futuro da computação. Conectar os óculos de realidade mista ao Windows 10 transforma o computador em uma casa.

O uso do termo casa não é uma analogia. O usuário é transportado a uma casa virtual. Lá, aplicações tomam forma de quadros que podem ser pendurados nas paredes ou de objetos de decoração.

O app da Netflix, por exemplo, funciona como um grande quadro no qual o usuário pode assistir às séries e aos filmes. É possível até jogar games do Xbox, console de videogame da Microsoft, usando os óculos. A casa é rodeada por um cenário paradisíaco mesclando montanhas de um lado e um mar de outro.

Casa da realidade virtual do Windows 10, da Microsoft

Os óculos para realidade mista da Microsoft têm uma diferença importante em relação a outros produtos parecidos: estão equipados com duas câmeras na frente. Graças a isso, não são precisos outros sensores para entender a movimentação da cabeça do usuário.

Em espaços limpos (sem móveis ou objetos) é possível se deslocar pelo interior da casa ao andar no mundo real. Caso o ambiente não esteja preparado, é possível fazer essa movimentação virtual por meio do próprio computador (por mais que a própria Microsoft não ache esse o melhor jeito, já que os olhos estão tampados pelos óculos) ou usando um controle de Xbox One.

Um próximo passo é fornecer a usuários sensores que podem ser usados nas mãos para que a interação com o conteúdo seja mais gestual.

Headsets

Para essa imersão, é preciso usar um dos óculos de realidade mista. São cinco fabricantes trabalhando com a Microsoft neste primeiro momento. Lenovo, Dell, Acer, Asus, HP e Samsung.

No Brasil, a Lenovo já está vendendo o seu produto. O Lenovo Explorer é lançado por 2.499 reais e já pode ser comprado na loja online da marca.

EXAME testou o aparelho e conheceu a casa virtual do Windows 10. O Lenovo Explorer é confortável para uso e fácil de ser ajustado.

O aparelho, assim como todos os outros de realidade mista, se conecta a um computador por meio de HDMI e USB.

Todo o processamento é realizado no próprio computador. Por conta disso, as especificações mínimas exigidas do notebook ou computador são altas. A tecnologia demanda alto poder de processamento e pede uma placa dedicada de vídeo.

Acompanhe tudo sobre:LenovoMicrosoftNotebooksRealidade virtualWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp