Tecnologia

Atualização do uTorrent teria instalado minerador de Litecoin em PCs de usuários

Empresa nega que instalação sem consentimento tenha acontecido; testes realizados por INFO mostraram que versões mais novas

torrent (Reprodução)

torrent (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2015 às 15h06.

Em uma discussão nos fóruns do uTorrent, usuários do gerenciador de torrents relataram que a última atualização teria instalado um minerador de Litecoins – uma variação de Bitcoins – sem consentimento em seus computadores. A polêmica foi destacada pelo site Trusted Reviews, que aponta o programa Epic Scale como culpado.

Segundo a reportagem, o software aproveita a capacidade de processamento não utilizada pelo computador para “mudar o mundo”. Em resumo, o processo iniciado pela aplicação usa a máquina do usuário para minerar Litecoins em segundo plano, o que aumenta consideravelmente o uso de CPU mostrado no Gerenciador de Tarefas. Esse comportamento leva até alguns programas de segurança a classificar esses mineradores – e o Epic Scale – como malware.

Ouvida pelo The Verge e pelo próprio Trusted Reviews, a BitTorrent, responsável pelo uTorrent, confirmou que a Epic Scale é uma parceria da ferramenta – e que o  programa que “muda o mundo” é realmente oferecido no processo de instalação do gerenciador.

No entanto, a companhia negou que um processo “silencioso” estivesse acontecendo na hora que o aplicativo de torrents é instalado. “Revisamos o problema de perto e podemos confirmar que isso não acontece”, escreveu um porta-voz, em comunicado. “É mais provável que os usuários tenham aceitado a oferta durante a instalação.”

Comentários destacados pelo TR, porém, dão outra versão. Um deles, escrito pelo membro do fórum identificado como Groundrunner, diz que “não havia informações sobre isso durante a instalação” e que ele mesmo tinha recusado todos os programas oferecidos no processo – mas ainda assim viu o Epic Scale “entrar” em sua máquina. A usuários como ele, a BitTorrent recomenda a desinstalação manual do Epic Scale, garantindo que nenhum rastro do crapware ficará no computador depois disso.

Em testes realizados por INFO, a instalação do uTorrent – com todas as ofertas de outros programas recusadas no decorrer do processo – não trouxe no “pacote” nenhum minerador de Litecoins. A edição baixada no site oficial, porém, era mais recente do que a 3.4.2 build 28913 (32-bit) que é mencionada como "versão mais recente" nos relatos. Ou seja, o problema pode realmente ter acontecido – mas foi corrigido rapidamente pela empresa responsável.  

Acompanhe tudo sobre:BitcoinDownloadsINFOInternetMalware

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China