Tecnologia

Ataque hacker não é a única maneira de roubar criptomoedas

Não é preciso ser hackeado para perder bitcoins e outras criptomoedas para ladrões

Bitcoins: criptomoedas podem ser roubadas sem ataque hacker (AFP/AFP)

Bitcoins: criptomoedas podem ser roubadas sem ataque hacker (AFP/AFP)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 16h38.

Não é preciso ser hackeado para perder criptomoedas para ladrões.

Um homem não identificado da cidade de Nova York descobriu isso da pior maneira quando um conhecido supostamente entrou em seu apartamento e tomou sua carteira digital, que continha US$ 1,8 milhão em ether, depois que outro homem roubou suas chaves com uma arma.

O procurador federal de Manhattan Cyrus Vance Jr. disse que esse tipo de crime se tornará mais frequente com o aumento do valor das criptomoedas. O ether, que é a segunda maior criptomoeda, atingiu altas históricas em meio à disparada do bitcoin.

“Hackers, violações de dados e fraudes não são as únicas ameaças à riqueza de um indivíduo”, disse Vance em comunicado. “Este caso demonstra o cruzamento cada vez mais comum entre crimes cibernéticos e violentos.”

O conhecido, identificado como Loius Meza, de 35 anos, de Passaic, Nova Jersey, EUA, é acusado de arrombamento, roubo e sequestro e pode pegar até 25 anos de prisão se for condenado pelos delitos mais graves. Ele se declarou inocente no tribunal, na terça-feira.

O assalto ocorreu em 4 de novembro, depois que os dois homens se encontraram e a vítima aceitou uma carona para casa em uma minivan providenciada pelo conhecido, segundo promotores. Outra pessoa que estava escondida na van -- que não foi presa -- apareceu e puxou uma arma, exigindo o celular, a carteira e as chaves da vítima.

Câmeras de segurança do edifício residencial gravaram Meza saindo com uma caixa que se acredita que continha a carteira digital e registros mostram que depois ele transferiu o ether para sua conta pessoal, afirmam os promotores.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedas

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não