Tecnologia

AT&T e Sabre assinam acordo para serviços de geolocalização

Solução permite desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que funcionem com base na localização geográfica do usuário


	AT&T: plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-F
 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

AT&T: plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-F (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 13h25.

São Paulo - A operadora norte-americana AT&T e a provedora de soluções de tecnologia para viagens e transporte Sabre anunciaram nesta sexta-feira, 17, parceria para desenvolvimento de um serviço de informações de localização (LIS, na sigla em inglês). A solução permite desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que funcionem com base na localização geográfica do usuário. A intenção é auxiliar companhias aéreas, aeroportos e lojas em terminais, além de empresas de viagens e turismo, com serviços personalizados. A primeira fase será implantada nos Estados Unidos ainda no primeiro semestre de 2014.

A plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-Fi. Assim, o sistema sabe quando o usuário entra em uma dessas áreas determinadas, possibilitando assim a oferta de serviços personalizados e com opções relevantes de acordo com a localização. Se um passageiro com embarque imediato entrou na migração, a companhia aérea pode ser avisada pelo app, por exemplo. Outra utilidade do serviço é poder informar se a pessoa está em um terminal errado no aeroporto.

As empresas afirmam que estão avaliando a tecnologia certa para impulsionar as aplicações em uma "variedade de plataformas para smartphones, tablets e sistemas operacionais". A parceria entre a AT&T e a Sabre prevê ainda que todos os serviços desenvolvidos na primeira fase seguirão recomendações e melhores práticas adotadas para serviços de geolocalização, permitindo privacidade do usuário e poder de escolha de opt-out (desistência do serviço).

Acompanhe tudo sobre:AT&TEmpresasEmpresas americanasGPSIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?