Tecnologia

AT&T e Sabre assinam acordo para serviços de geolocalização

Solução permite desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que funcionem com base na localização geográfica do usuário


	AT&T: plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-F
 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

AT&T: plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-F (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 13h25.

São Paulo - A operadora norte-americana AT&T e a provedora de soluções de tecnologia para viagens e transporte Sabre anunciaram nesta sexta-feira, 17, parceria para desenvolvimento de um serviço de informações de localização (LIS, na sigla em inglês). A solução permite desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que funcionem com base na localização geográfica do usuário. A intenção é auxiliar companhias aéreas, aeroportos e lojas em terminais, além de empresas de viagens e turismo, com serviços personalizados. A primeira fase será implantada nos Estados Unidos ainda no primeiro semestre de 2014.

A plataforma LIS determina áreas virtuais delimitadas por perímetro para ambientes internos ou externos utilizando informações dos celulares, smartphones, GPS e Wi-Fi. Assim, o sistema sabe quando o usuário entra em uma dessas áreas determinadas, possibilitando assim a oferta de serviços personalizados e com opções relevantes de acordo com a localização. Se um passageiro com embarque imediato entrou na migração, a companhia aérea pode ser avisada pelo app, por exemplo. Outra utilidade do serviço é poder informar se a pessoa está em um terminal errado no aeroporto.

As empresas afirmam que estão avaliando a tecnologia certa para impulsionar as aplicações em uma "variedade de plataformas para smartphones, tablets e sistemas operacionais". A parceria entre a AT&T e a Sabre prevê ainda que todos os serviços desenvolvidos na primeira fase seguirão recomendações e melhores práticas adotadas para serviços de geolocalização, permitindo privacidade do usuário e poder de escolha de opt-out (desistência do serviço).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasAT&TSmartphonesIndústria eletroeletrônicaTecnologias sem fioGPS

Mais de Tecnologia

China produz energia solar recorde, diminui emissões de CO2, mas metas climáticas permanecem longe

O “redesign” dos EUA: Trump convida cofundador do Airbnb para transformar apps e sites do governo

Startups trazem de volta a 'velha internet' com estética nostálgica de Myspace, Tumblr e Instagram

Extração de dados: saiba como a PF recupera mensagens apagadas dos celulares apreendidos