Tecnologia

Asus lança sucessor do Zenfone 5 e smartphone com TV HD

Aparelhos têm 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno

Zenfone Go: Smartphone chega ao mercado brasileiro a partir de hoje (Divulgação/Asus)

Zenfone Go: Smartphone chega ao mercado brasileiro a partir de hoje (Divulgação/Asus)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 10h56.

A Asus apresentou na noite desta quinta-feira (1º) dois novos smartphones para o mercado brasileiro. 

O primeiro é o Zenfone Go, que é o sucessor do Zenfone 5 – o aparelho mais vendido da marca no país. O segundo é o Live, um smartphone concebido pela Asus somente para o Brasil. Os aparelhos custarão respectivamente 799 reais e 849 reais.

Os dois produtos contam com o sistema Android 5.1 Lollipop e com a personalização de interface chamada Zen UI. Ela oferece uma série de recursos que não estão disponíveis no Android criado pelo Google, como a possiblidade de mudar as configurações da tela ou fechar todos os apps em execução com um toque.

O Zenfone Go chega para concorrer com os aparelhos de gama intermediária, como o Galaxy J5, da Samsung, enquanto o Live entra na briga contra contra o Moto E, da Motorola, que também tem receptor de TV.

Em termos de configuração, o Zenfone Go tem chipset MediaTek MT6580, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno – com suporte para a expansão com cartão microSD de até 64 GB. 

O aparelho tem tela HD de cinco polegadas, entrada para dois chips, mas não conta com 4G, somente há suporte para 3G. As câmeras do produto têm 2 megapixels (frontal) e 8 megapixels com flash LED (traseira).

Asus Live: aparelhofoi concebido para o Brasil a partir de análise de feedback em redes sociais (Divulgação/Asus)

O Asus Live é um pouco diferente. Apesar de ter a mesma configuração em termos de armazenamento, chipset e RAM, ele tem receptor de sinal de TV padrão Full-Seg. Isso significa que a imagem é gerada em 1.080i, ou seja, Full HD. No entanto, a tela do produto só tem capacidade de reproduzir as cenas em HD. 

O Zenfone Go começa a ser vendido hoje na loja oficial da Asus na web, bem como nas redes de varejo. Já o Live chega no final de outubro.

Mercado

A Asus chegou ao Brasil em outubro de 2014. Após um sucesso de vendas com o Zenfone 5, a empresa trouxe mais cinco produtos ao mercado em agosto deste ano, cinco variantes do Zenfone 2.

Em entrevista a EXAME.com, Marcel Campos, gerente de marketing de produtos da Asus no Brasil, informou que a empresa vendeu 100 mil unidades da linha Zenfone 2 nos últimos 40 dias. 

Todas as vendas foram nas redes de varejo e na loja online da empresa. As operadoras estão fora da estratégia da empresa.

Os aparelhos mais procurados foram os Zenfones 2 com 4 GB de RAM, em suas duas variantes com 16 GB e 32 GB de armazenamento interno.

Intel, Qualcomm e MediaTek

Entre os smartphones lançados pela Asus no Brasil não há uma única resposta para a pergunta quem é o fornecedor de chipsets. A empresa tem opções com Intel, Qualcomm e, agora, Media Tek. 

Campos afirma que a Asus busca encontrar o produto certo para o usuário, sem se atrelar muito a um único fornecedor de hardware.

"Muitas vezes, o consumidor não sabe se o produto tem um chipset Intel, Qualcomm ou MediaTek. Ele quer uma boa experiência de uso. Estamos em busca do melhor custo-benefício para o consumidor”, disse.

Com os processadores da MediaTek, a empresa espera que o Zenfone Go tenha uma duração de bateria duas vezes maior do que a do Zenfone 5. Nos testes do INFOlab, o produto do ano passado, de fato, tinha a duração de bateria com principal ponto negativo, apesar de ter um ótimo desempenho geral.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAsustekEmpresasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma