Tecnologia

Asus lança primeiro smartphone no Brasil com preço a partir de R$ 599

Aparelho vem configuração intermediária e suporte para dois chips de operadoras

Zenfone 5 (INFO)

Zenfone 5 (INFO)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de outubro de 2014 às 16h12.

A Asus lançou nesta quarta-feira (15/10), durante um evento para jornalistas em São Paulo, o seu primeiro smartphone no mercado brasileiro. O Zenfone 5 chega com preço a partir de 599 reais para concorrer com produtos como o Motorola Moto G, Nokia Lumia 1320 e Sony Xperia T3, uma vez que suas configurações são semelhantes. As vendas começam amanhã. Um primeiro lote promocional colocou o aparelho a 499 reais. Outro smartphone da Asus, o Zenfone 6 também será lançado no Brasil ainda neste mês por 999 reais e baterá de frente com produtos como o Moto X e o Samsung Galaxy S5 mini.

[Na mão: Asus Zenfone 5]

O Zenfone, que será fabricado no Brasil, em Jundiaí, vem com tela de 5 polegadas, suporte para dois chips de operadoras de telefonia móvel, processador Intel Atom dual core com velocidade máxima de 1,2 GHz, 2 GB de memória RAM, 8 GB de armazenamento interno, entrada para cartão microSD de até 64 GB, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi padrão N. O display IPS tem resolução de 720 por 1280 pixels. Para fotografias, o Zenfone 5 conta com câmeras de 8 MP com flash LED e 2 MP (frontal). Entretanto, o gadget não tem conexão 4G.

Uma segunda versão do Zenfone 5 será vendida por 699 e terá processador Intel Z2560 (Saltwell) de 1,6 GHz.

O smartphone foi apresentado durante a CES deste ano, em Las Vegas. Na Índia, a empresa considera o gadget um sucesso: 40 mil unidades foram vendidas em quatro dias.

Sobre a escolha de um processador Intel, Marcel Campos, gerente de marketing e produto da Asus Brasil, disse a INFO que ela ocorreu por dois motivos: para reduzir o custo do gadget para o consumidor e trata-se de uma expansão da parceria entre Asus e Intel, de longa data já nos notebooks. "A Intel tem muitas coisas boas para o próximo um ano e meio", afirmou Campos. Uma das vantagens da utilização desse processador está na gestão de energia, de acordo com a empresa.

Apesar da tela avantajada, o Zenfone 5 é consideravelmente fino, uma vez que a espessura entre a tela e a tampa traseira é de 5,5 mm. Em termos de ergonomia, o produto se sai bem, mas tem os problemas comuns de gadgets com displays grandes. Por exemplo. Não é possível tocar o canto superior esquerdo ao segurá-lo com a mão direita. No bolso, entretanto, o produto não fica tão evidente quanto os aparelhos oferecidos pela Sony e pela Nokia, mencionados acima.

“A partir de dezembro, todo Zenfone produzido no Brasil já virá com o Android 4.4 KitKat de fábrica”, disse, em nota, Campos. O gadget atualmente vem com a edição 4.3 do Android, mas já há atualização disponível para a versão 4.4.2.

A interface do sistema foi personalizada pela fabricante. Chamada de ZenUI, seu visual tem ícones flat que chegam a lembrar o Android L. Há alguns recursos úteis para o usuário, como um aplicativo de acesso remoto que permite controlar o smartphone a partir de um computador, bem como outro que faz exatamente o oposto, ou seja, permite comandar o PC pelo celular.

Vale lembrar que se você preferir o visual do Android puro é possível instalar o aplicativo do Google Now Launcher.

O Zenfone 5 será vendido nas redes de varejo e também na loja online oficial da empresa. Entretanto, há uma diferença de preço: fora da loja da Asus, o preço sobe para 599 reais.

Zenfone 6 - A Asus irá lançar também o Zenfone 6. O gadget tem preço mais alto e configurações melhores do que as do Zenfone 5. A tela é de 6 polegadas com resolução HD e o processador é mais potente: ele será um Intel Atom Z2580 de 2 GHz. A câmera principal tira fotos com 13 MP com flash LED enquanto a frontal registra imagens com 2 MP. Há 16 GB de armazenamento interno e entrada para cartão microSD, além de 2 GB de memória RAM.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAndroidAsustekCelularesDados de BrasilEmpresasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOSmartphones

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital