Tecnologia

Astronautas iniciam caminhada espacial para ajustes em estação

Nasa espera que leve até três anos para completar a melhoria no sistema de energia da estação espacial, que opera até ao menos 2024

Estação Espacial Internacional: primeiras seis das novas 24 baterias chegaram à estação a bordo de uma nave de carga HTV japonesa (Divulgação/NASA)

Estação Espacial Internacional: primeiras seis das novas 24 baterias chegaram à estação a bordo de uma nave de carga HTV japonesa (Divulgação/NASA)

R

Reuters

Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 14h39.

Cabo Canaveral - Dois astronautas flutuaram fora da Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira para uma caminhada espacial de 6 horas e meia para substituir baterias do sistema de energia solar do laboratório, uma melhoria necessária para manter o local funcionando na próxima década, segundo a Nasa.

O astronauta norte-americano Shane Kimbrough deixou a estação por volta das 9h30, no horário de Brasília, para começar sua segunda caminhada espacial neste mês.

Posteriormente o colega francês Thomas Pesquet, astronauta iniciante que realiza sua primeira caminhada espacial, se juntou a Kimbrough.

Os dois continuaram trabalhos iniciados em uma caminhada anteriormente neste mês para prender um conjunto de 194 quilos de baterias de íon de lítio, que tem o peso aproximado de uma pequena geladeira, ao sistema de energia solar da estação. As baterias substituem baterias anteriores de níquel-hidrogênio, que estão perdendo a habilidade de carga.

As primeiras seis das novas 24 baterias chegaram à estação a bordo de uma nave de carga HTV japonesa. As 18 baterias restantes serão levadas à estação em futuras missões japonesas.

A Nasa espera que leve até três anos para completar a melhoria no sistema de energia da estação espacial, que opera até ao menos 2024.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesNasa

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?