Tecnologia

Assistente Cortana irá falar em português ainda neste ano

A assistente pessoal da Microsoft chegará ao Brasil no final do segundo semestre de 2015 pelo programa Windows Insider


	Assistente pessoal: a Cortana deve chegar ao Brasil ainda em 2015, mas não para todos
 (Divulgação/Microsoft)

Assistente pessoal: a Cortana deve chegar ao Brasil ainda em 2015, mas não para todos (Divulgação/Microsoft)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 18h13.

São Paulo – A Cortana, finalmente, vai aprender a língua portuguesa. A Microsoft anunciou hoje que a sua assistente pessoal estará disponível no Brasil até o final deste ano. Ela vai estrear no Windows 10, no dia 29 de julho, em sete países: EUA, Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha, China e França.

Já disponível para os usuários de smartphones e tablets que utilizam o sistema Windows, a Cortana ficará localizada na barra de buscas do menu iniciar do Windows 10. Uma de suas funções é pesquisar arquivos dentro do computador e na internet.

Outra novidade interessante da assistente pessoal é a possibilidade de envio de e-mails usando um comando de voz. A pessoa precisa falar os nomes dos destinatários, o título e, imediatamente, falar o texto que quer adicionar na mensagem.

Segundo Marcus Ash, diretor de programa de grupo da Cortana, a assistente pessoal é personalizada para refletir a cultura de cada país. "Por exemplo, a Cortana entende que no Reino Unido as pessoas valorizam o humor autodepreciativo e irônico. Por isso, ela usa uma espécie de sarcasmo divertido em suas respostas", disse Ash em um comunicado da empresa.

Inicialmente, a Cortana será oferecida no Brasil apenas para membros do Windows Insider -- o programa de testes da Microsoft com produtos ainda não lançados. A data de lançamento para todos os consumidores brasileiros, no entanto, ainda não foi revelada.

A assistente pessoal também estará disponível para membros do Windows Insider nos seguintes países: Índia, Austrália, Japão e Canadá.

Além do Windows 10, a Microsoft vai levar a Cortana também a smartphones com Android e ao iPhone -- o Xbox também deve receber a assistente em breve.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInovaçãoMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo