Tecnologia

Assange, do WikiLeaks, encontrou Eric Schmidt

Estavam no mesmo recinto Jared Cohen, ex-conselheiro da secretária de Estado Hillary Clinton, e Lisa Shields, do Conselho de Relações Exteriores dos EUA


	O fundador do WikiLeaks, Julian Assange
 (Carl Court/AFP)

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange (Carl Court/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2013 às 16h39.

São Paulo – No dia 23 de junho de 2011, o então CEO do Google, Eric Schmidt, encontrou secretamente Julian Assange, o mentor do WikiLeaks. É o que revela um documento divulgado pelo próprio site.

Segundo o documento, os dois conversaram por cerca de cinco horas. O encontro foi numa casa no interior da Inglaterra, onde Assange cumpria prisão domiciliar – e aconteceu quase um ano antes de Assange se refugiar na embaixada do Equador, onde está até hoje.

A conversa foi amistosa e acompanhada por autoridades americanas. Estavam no mesmo recinto Jared Cohen, ex-conselheiro da secretária de Estado Hillary Clinton, e Lisa Shields, do Conselho de Relações Exteriores dos EUA.

Ainda de acordo com o documento, a reunião era para discutir temas para o livro ‘O Novo Mundo Digital’. Schmidt acreditava que poderia conseguir boas ideias para a obra com Assange. Mas o papo foi para outro lado.

Assange explicou o motivo dos vazamentos de documentos e reafirmou que eles eram vitais para divulgar erros e deslizes diplomáticos de países tidos como honestos. Aproveitando o ensejo, Schmidt questionou a causa de Assange não revelar informações secretas de países fechados e controlados por ditadores truculentos. Assange explicou que esses países pouco usam redes de computadores e, além disso, não usam o inglês para se comunicar.

O criador do WikiLeaks deixou claro que não teria nenhum pudor em vazar dados do Google – principalmente aqueles que ligam a empresa a quebras de sigilos pedidas pelo governo americano. Os dois comentaram ainda “causos” do cotidiano e os desafios que cada um tem em relação aos seus trabalhos.

O texto completo, em inglês, pode ser visualizado neste link

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleJulian AssangePersonalidadesTecnologia da informaçãoWikiLeaks

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não