Copa (Divulgação/Youtube)
Da Redação
Publicado em 26 de junho de 2014 às 09h46.
Tá tendo Copa, você sabe. E também continua tendo música da Copa. Desde que o Marcelo começou a Copa pra valer com aquele gol contra, no dia 12, pipocaram novos temas inspirados no mundial. Sem muito esforço, são todas melhores que aquela lá da Fifa. Tem funk, tem eletrônico, tem rap e - veja só - tem até norte-americano cantando sobre a Copa por livre e espontânea vontade e ainda colocando o Neymar no meio da história.
O camisa 10 da seleção é a estrela principal para promover duas dessas novidades:The Game Before the Game, parceria do britânico Jammie N Commons com os norte-americanos do X Ambassadors, e Jungle, remix do rapper Jay-Z para a primeira.
Em ambos os casos, as músicas fazem a trilha sonora de um comercial da Beats, marca de fones de Dr. Dre, produzido para o mercado norte-americano. Mostrando uma surpreendente capacidade de compreender o espírito da Copa, os americanos, que levam o futebol masculino cada vez mais a sério, revelam os rituais pré-jogo de Neymar, do alemão Götze, do mexicano Chicharito, entre outros, além de torcedores anônimos e famosos, tais como Serena Williams e Lil Wayne.
Na versão original, de mais de cinco minutos, com música do Commons e dos Ambassadors, Neymar é a estrela absoluta do vídeo, abre e encerra a produção com uma conversa motivacional com seu pai. No remix de Jay-Z o Brasil vira o centro das atenções em versos que fazem referência a Cidade de Deus e o Cristo Redentor, e com o rapper se auto-proclamando "o Godzilla das favelas".
//www.youtube.com/embed/v_i3Lcjli84
//www.youtube.com/embed/XVp-JDOUphc
Num esquema coletivo, o DJ Fatboy Slim, figura frequente em terras brasileiras, juntou Diplo, bom conhecedor das batidas locais, e o Bonde do Rolê, trio versado na mistureba brasileira. O resultado é o mix de batuques e batidões Eparrei, faixa inédita do disco "Bem Brasil", que traz remixes de Fatboy Slim para gravações de Gilberto Gil, Elis Regina e Jorge Ben Jor.
//www.youtube.com/embed/On1CH4pbWHk
E é o próprio Bonde do Rolê que ajuda a salvar a pátria de chuteiras com uma composição local inspirada na nossa Copa. É Na Copa do Brasil Só Vai Ter CRAQ, que dá o recado em apenas 1:36. É rapidinha, bem direta, mas tem aquele jeitinho le lek do futebol brasileiro, da ginga e da música local (Phd em trocadilhos infames), além de uma colagem esperta de referências.
[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/153958978" params="auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true" width="100%" height="450" iframe="true" /]