. (elliotcable/Flickr)
São Paulo - O Github, site que permite hospedar, editar e controlar todas as alterações em códigos de software é usado por programadores no mundo todo e acaba de publicar seu relatório anual com as linguagens mais populares de 2018. A plataforma se assemelha a uma rede social. É possível comentar, seguir e contribuir com os milhares de projetos disponíveis.
Existem diversas de linguagens de programação, e seus graus de influência estão sempre variando com o tempo. Todos os anos, diversos rankings são publicados seguindo uma série de critérios para apontar quais são as linguagens preferidas, as que estão caindo no esquecimento e as grandes promessas para o futuro da programação.
A lista do Github considera as linguagens com maior número de contribuições, maior nível de utilização por empresas de todos os tamanhos e que contam com usuários espalhados pelo mundo. A startup dona da plataforma, que possui mais de 3,1 milhões de programadores e mais de 2,1 milhões de empresas, é líder no segmento e está prestes a ser adquirida pela Microsoft por U$7,5 bilhões (cerca de R$28 bilhões, em conversão direta). Seu rápido crescimento em escala global inclui países como China, índia, Singapura, Nigéria e Brasil.
Confira as 10 maiores linguagens usadas por programadores em 2018:
Ruby é uma linguagem de programação dinâmica e de código aberto que se concentra na simplicidade. Usado em aplicativos como Twitch, SoundCloud, Hulu, Zendesk, Square e o próprio Github.
Criada em 1972, C é uma linguagem antiga e base para outras linguagens muito usadas, como Java e PHP. Até hoje, segue amplamente utilizada por programadores.
Popular entre administradores de sistemas, os scripts criados em Shell podem manipular arquivos, executar programas e muitos outros comandos.
Conhecido como o “JavaScript” com superpoderes por suportar aplicações em larga escala, a linguagem foi criada pela Microsoft e vem crescendo em popularidade.
Também desenvolvida pela empresa de Bill Gates, o C# é semelhante ao Java e muito usado em softwares para empresas.
Criada no fim dos anos 1970, foi amplamente usada para ensinar programação a iniciantes e é a base de muitos sistemas operacionais, navegadores e jogos.
Grandes sites, como Facebook e Yahoo, foram criados com esta linguagem, usada para construir páginas dinâmicas e interativas na web. Atualmente, tem sido criticada por falhas e inconsistência em sua sintaxe e por geralmente ficar abaixo em comparações com outras linguagens que têm o mesmo propósito.
Usada em funções de alto nível, como análise de dados e machine learning, a linguagem também serve a iniciantes em programação, pois sua escrita é bastante simples. Devido à sua ampla aplicabilidade e à popularidade da ciência de dados, o uso de Python em diversos projetos vem crescendo rapidamente nos últimos anos.
Java é usado em bancos de dados, aplicativos para Android ou desktop e tem diversas outras aplicações. É imensamente popular, considerado uma das maneiras mais estáveis e confiáveis de construir grandes sistemas.
Desde o primeiro relatório feito pelo Github, em 2014, JavaScript é a linguagem com mais contribuições, pois está presente em grande parte da web, sendo usada para construir sites, plugins e formulários. Apesar do nome, não possui relação com a segunda colocada da lista.