Esperar não é algo agradável para quem está ansioso para jogar. No entanto, as limitações da tecnologia exigem em muitos casos que o jogador aguarde o videogame fazer...
Loading 01 (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 6 de agosto de 2013 às 10h58.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h03.
Mortal Kombat: Um dos jogos mais sangrentos de todos os tempos lançou moda na década de 1990: usar as telas de loading para a inserção de códigos secretos. A tela de espera de Mortal Kombat permitia que cada jogador movimentasse três dos seis símbolos que, em determinadas ordens, ativavam trapaças nas lutas.
Metal Gear Solid 4: Não é interativa, mas com certeza é uma das mais populares telas de loading dos últimos anos. A cada novo capítulo da aventura de Solid Snake, o PS3 fazia instalações bem demoradas dos dados do Blu-Ray no HD. Enquanto esperava, o jogador podia observar o protagonista fumando calmamente seu cigarro.
Ridge Racer: Outro formador de tendência, Ridge Racer permitia que os gamers jogassem Galaxian shootem up de 1979. Os jogos seguintes da série continuaram com a tradição e permitiam jogar outros clássicos da Namco.
Wii U Transfer Screen: Se você comprar um Wii U e quiser migrar todos os dados do seu antigo Wii, com certeza vai se surpreender. Ao invés de uma barra de progresso, a Nintendo criou toda uma história onde os Pikmins vêm do espaço para buscar e transportar seus dados para o novo console. Só a Nintendo mesmo...
Bayonetta: Bayonetta é um jogo de combos, por isso dominar todas as combinações é um grande desafio. Nada melhor que treinar as sequências de botões nas telas de espera, não é mesmo? A ideia é ótima e realmente ajuda os jogadores a se acostumarem e até aprenderem os combos.
FIFA 13: A tela de Arena, implementada em FIFA 08, já era uma das mais criativas formas de entreter o jogador enquanto os dados eram carregados. Em FIFA 13, o conceito ganhou reforço com desafios que ainda iam se tornando mais complexos conforme a progresso do jogador.
Resident Evil: Muita gente não sabe, mas um dos elementos mais assustadores de Resident Evil era um pretexto para esconder as telas de loading. Toda vez que o jogador acessa outra sala na mansão, a visão muda para primeira pessoa e a porta é aberta lentamente. O recurso conseguiu esconder os carregamentos com maestria.