Tecnologia

Arquivo Publico de SP lança livros digitais sobre história da cidade

Um deles, o eBook Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares homenageia a professora Emilia Viotti da Costa

E-book (Spencer Platt/Getty Images)

E-book (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 13h20.

Internautas já podem ter acesso a dois livros digitais que resgatam o conteúdo de uma obra de 1796 sobre a história de São Paulo e documentos sobre o movimento brasilianista.

Os interessados em saber mais sobre a rotina de São Paulo do período colonial, contada na obra deixada por Manuel Cardoso de Abreu (1750-1804) em seu manuscrito de 1796 ou conhecer o registro de conferências de 2012 sobre várias temáticas históricas do país na ótica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros têm agora à disposição dois livros eletrônicos lançados hoje (6) pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. Ambos podem ser acessados no formato ePUB e PDF, gratuitamente, neste link.

Um deles, o eBook  Brasileiros e Brasilianistas: novas gerações, novos olhares homenageia a professora Emilia Viotti da Costa, que após ser perseguida pela ditadura militar passou a dar aulas de história nos Estados Unidos, onde despertou a curiosidade de norte-americanos sobre o Brasil.

Segundo uma das coordenadoras da elaboração dos livros digitais, Haike Kleber da Silva, do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa, nessa obra foram condensadas as informações decorrentes dos debates de um seminário internacional de 2012, com palestrantes brasileiros e norte-americanos, além de Emília Viotti."É um trabalho útil, principalmente, aos acadêmicos", disse.

Na obra estão nove dos dez trabalhos apresentados no seminário de quatro conferências: os professores doutores James Green (Brown University), Barbara Weinstein (University of Maryland), Maria Ligia Prado (Universidade de São Paulo - USP) e Alexandre Fortes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), além dos debates sobre os temas: São Paulo e o Século XIX; Cultura e Consumo; e Da Ditadura à Democracia - por Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (Museu Paulista e Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo), Anne G. Hanley (Northern Illinois University), Dária Jaremtchuk (USP), James Woodard (Montclair State University), Natan Zeichner Tzvi (New York University) e Rafael de Bivar Marquese (USP).

O livro Memória Histórica da Capitania de São Paulo resultou da dissertação de mestrado da aluna Renata Ferreira Costa, em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, em 2007. Nele estão relatos históricos, cultural e linguístico do Brasil do século 18, manuscrito em 1796, pelo então escriturário da Secretaria do Governo de São Paulo, Manuel Cardoso de Abreu (1750-1804).

Editor Valéria Aguiar

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasE-booksINFOMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online