Sede da Arianespace, consórcio europeu de serviços em lançamentos ao espaço (.)
Da Redação
Publicado em 5 de maio de 2010 às 11h28.
Paris - O consórcio europeu Arianespace anunciou hoje que colocará o satélite Júpiter em órbita, completando a oferta de internet de alta velocidade na América do Norte da empresa Hughes Network Systems.
O satélite Júpiter, desenvolvido pelo Space Systems Loral, saíra do centro espacial europeu de Kuru, na Guiana francesa, a bordo de um foguete Ariane 5 ECA no segundo trimestre de 2012, indicou Arianespace em comunicado.
O Júpiter, cujo peso antes da decolagem será de 6,1 mil quilos, se situará em órbita geoestacionaria e terá uma carga útil de uma capacidade de transmissão de 100 megabytes por segundo (Mbps).
Arianespace já tinha lançado o satélite Sapaceway 3 em 2007, também da empresa Hughes Network Systems, lembrou o principal responsável do consórcio europeu, Jean-Yves Le Gall.
O presidente da empresa, Pradman Kaul, assegurou que a sociedade que lidera tem "total confiança" na Arianespace e ressaltou que o novo satélite permitirá a Hughes Network Systems "reforçar" sua posição líder no mercado americano e aumentar sua "liderança na tecnologia de satélites de banda Ka no mundo inteiro".