Tecnologia

Arábia Saudita suspende proibição de chamadas via WhatsApp

Levantar a proibição é parte das reformas econômicas mais amplas do governo saudita para ajudar a impulsionar empresas e diversificar a economia

WhatsApp: "Sob nenhuma circunstância o usuário pode usar um aplicativo para chamadas de vídeo ou voz sem monitoramento" (Photopin.com/Reprodução)

WhatsApp: "Sob nenhuma circunstância o usuário pode usar um aplicativo para chamadas de vídeo ou voz sem monitoramento" (Photopin.com/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 18h42.

Riad - O governo saudita suspendeu nesta quinta-feira a proibição de chamadas feitas por meio de aplicativos online como Skype e WhatsApp, como parte de reformas econômicas, mas um porta-voz disse que o governo seguirá monitorando e censurando chamadas.

Todos os serviços online de chamadas de voz e vídeo -- como o Skype, da Microsoft, WhatsApp e Messenger do Facebook e Viber da Rakuten --que satisfazem os requisitos regulamentares do reino se tornaram acessíveis.

Levantar a proibição é parte das reformas econômicas mais amplas do governo saudita para ajudar a impulsionar empresas e diversificar a economia diante dos baixos preços do petróleo.

Adel Abu Hameed, porta-voz do regulador de telecomunicações CITC, disse na Arabiya TV na quarta-feira que os novos regulamentos visam proteger a informação pessoal dos usuários e bloquear o conteúdo que violava as leis do reino.

Perguntado se os aplicativos poderiam ser monitorados pelas autoridades ou empresas, ele disse: "Sob nenhuma circunstância o usuário pode usar um aplicativo para chamadas de vídeo ou voz sem monitoramento e censura pela Comissão de Comunicações e Tecnologia da Informação, sendo o aplicativo global ou local".

Não ficou claro como as autoridades podem monitorar aplicativos como o WhatsApp, que diz que suas mensagens são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que a empresa não consegue ler as mensagens dos clientes, mesmo que seja abordada pelas agências de aplicação da lei.

As comunicações por internet tornaram-se generalizadas, mas a Arábia Saudita começou a bloqueá-las a partir de 2013, por desconfiar de tais serviços poderiam ser usados ​​por ativistas.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaSkypeWhatsApp

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro