Tecnologia

Apps que prometem guardar as suas senhas têm brechas de segurança

Pesquisadores encontraram vulnerabilidades em gerenciadores de senhas para Android

Segurança: apps de gerenciadores de senhas tinham vulnerabilidades  (Reprodução/Thinkstock)

Segurança: apps de gerenciadores de senhas tinham vulnerabilidades (Reprodução/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 1 de março de 2017 às 15h25.

Última atualização em 1 de março de 2017 às 17h51.

São Paulo – Recomendados por especialistas em segurança na internet, os gerenciadores de senhas são formas seguras de guardar seus dados de acesso a sites de redes sociais, páginas web e até mesmo internet banking. Era o que se pensava até que eles foram pegos com brechas de segurança que poderiam facilitar o vazamento das suas credenciais.

Um estudo publicado nesta semana por pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Segurança da Informação mostra que 9 apps Android populares que gerenciam senhas são vulneráveis a uma ou mais brechas de segurança.

Foram analisados os seguintes aplicativos: LastPass, Keeper, 1Password, My Passwords, Dashlane Password Manager, Informaticore's Password Manager, F-Secure KEY, Keepsafe, e Avast Passwords.

Cada um deles tem entre 100 mil e 50 milhões de instalações em smartphones.

Alguns dos aplicativos estavam sujeitos a ataques de dados residuais e de análise de área de transferência. Outros tinham as senhas-mestre armazenadas em texto ou deixavam suas chaves de criptografia expostas no código. Descuidos como esses podem facilitar a ação de hackers mal-intencionados. O Hacker News listou individualmente os problemas dos apps.

Todas as falhas de segurança foram informadas às empresas responsáveis pelos aplicativos gerenciadores de senhas e tudo foi corrigido antes da divulgação do estudo.

Um app que não aparece na lista do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Segurança da Informação é o TrueKey, da Intel. Ele pode ser uma boa alternativa se você pensa em trocar seu gerenciador de senhas ou adotar um a partir de agora.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não