Tecnologia

Apps de iOS já rendem mais dinheiro do que bilheterias de cinema nos EUA

A Apple pagou mais de 10 bilhões de dólares aos desenvolvedores de aplicativos para iOS em 2014

Apple Hosts Annual Worldwide Developers Conference (Kim White / Getty Images)

Apple Hosts Annual Worldwide Developers Conference (Kim White / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 10h36.

Em 2014, os desenvolvedores de aplicativos para iOS ganharam mais dinheiro do que a indústria de filmes conseguiu com a receita das bilheterias norte-americanas. A Apple pagou mais de 10 bilhões de dólares aos desenvolvedores no ano passado, valor que é acima do obtido nas bilheterias de Hollywood no mesmo período (10,15 bilhões de dólares segundo o Box Office Mojo).

Considerando que a Apple fica com 30% do lucro na venda de cada aplicativo em sua loja digital, isso faz com que o montante final chegue em 14,3 bilhões de dólares (cerca de 37,16 bilhões de reais).

É importante ressaltar que a bilheteria de cinema não é a única forma que Hollywood obtém seus lucros. Ele se estende até as vendas no varejo, serviços de streaming, licenciamento e muitos outros produtos e serviços que geram as receitas.

O Asymco apontou que a Apple também só paga uma porção da economia do aplicativo. Ao adicionar as plataformas concorrentes, o licenciamento de produtos relacionados e demais receitas, os apps provavelmente continuarão com um quadro geral superior ao de Hollywood.

Acompanhe tudo sobre:AppleArteCinemaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEntretenimentoFilmesINFOiOSSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro