Tecnologia

Apps ajudam paulistano a se locomover sem carro

No Dia Mundial Sem Carro, confira opções de apps que ajudam a usar melhor o transporte público


	Transporte público: aplicativos ajudam a monitorar chegada de ônibus nos pontos da cidade e situação das linhas de metrô e trem
 (Getty Images/Getty Images)

Transporte público: aplicativos ajudam a monitorar chegada de ônibus nos pontos da cidade e situação das linhas de metrô e trem (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2016 às 10h02.

São Paulo - Não é fácil se locomover por São Paulo, mas a tecnologia pode ser uma aliada para o passageiro do ônibus ou para quem vai de trem ou metrô.

É o caso do Coletivo, aplicativo que já funciona de forma experimental há um ano mas que será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 22, Dia Mundial Sem Carro.

Idealizado por uma startup, ele não só dá informações precisas sobre os ônibus que passam por determinada região - com uma margem de erro de 1 minuto - como também sobre atividades de lazer em um raio de 800 metros.

"Se o ônibus for demorar, mostramos o que dá para fazer com o tempo livre", conta o designer e urbanista Ivo Pons, de 39 anos, um dos desenvolvedores.

A expectativa é de, com o lançamento, multiplicar o número de usuários da plataforma, atualmente na casa dos 10 mil. "Quanto mais gente usar, melhor o sistema fica", diz Pons.

Isso porque, além de utilizar dados de GPS dos ônibus e informações em tempo real do trânsito, o app também é alimentado com alertas enviados pelos usuários.

"O aplicativo informa com tanta precisão sobre meu ônibus que eu sempre recorro a ele para não perder tempo", afirma o administrador de empresas Guilherme Ralisch, de 29 anos.

Apesar de diferenciado, não é o único app do tipo. O Cadê o Ônibus?, por exemplo, permite acompanhar o andamento das linhas também em tempo real.

O Olho Vivo é semelhante: mostra onde está o ônibus desejado. Já o Busão SP mostra os pontos mais próximos e a distância até eles, em metros.

Para quem vai de trem e de metrô também há opções. O Komuta consolida respostas fornecidas pelos usuários à pergunta "Como está a situação da CPTM e do Metrô?".

Idealizado pelo Metrô, o aplicativo de mesmo nome fornece mapas, horários de funcionamento das estações, tempo estimado para viagens e condições operacionais, em tempo real, das linhas.

Acompanhe tudo sobre:Appscidades-brasileirasMetrópoles globaisCarrosAutoindústriaVeículosSão Paulo capitalTransporte público

Mais de Tecnologia

Quem é a designer gaúcha que lidera a experiência do usuário em aplicativo eleito Top 3 pela Meta?

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável