Tecnologia

Apple vence disputa contra Gradiente pelo uso da marca Iphone

Empresa brasileira vende Iphone com sistema Android no Brasil

c600 (Divulgação)

c600 (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de junho de 2014 às 16h48.

A Apple venceu uma fase da disputa judicial contra a Gradiente pelo uso da marca Iphone no mercado brasileiro. Entretanto, a decisão não é final, pois ainda cabe recurso. A determinação é do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro e vai contra o posicionamento do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) sobre o assunto, que havia definido, em fevereiro de 2013, que a empresa brasileira poderia usar o nome desde que com a letraI "I" maiúscula e a "p" minúscula. O INPI disse ao jornal que mantém seu posicionamento.

De acordo com o jornal Valor Econômicoa Apple possui 42 processos semelhantes no mundo e realizou acordos com muitas empresas para usar a marca do seu smartphone. Esse é o caso da Cisco Systems, que detém a patente nos Estados Unidos, e também o da mexicana iFone, que presta serviços no segmento de telefonia.

A INFO contatou a Apple Brasil, que informou apenas que não iria comentar o caso. A Gradiente não atendeu às diversas tentativas de contato da redação.

[Review: Gradiente Iphone C600, o "iPhone" com Android]

A Gradiente pediu o registro da marca Iphone em 2000, mas ela só foi obtida em 2008, um ano após o lançamento do iPhone da Apple. Em sua defesa, a empresa americana afirma que a Gradiente registrou a marca somente para se referir a um smartphone.

Iphone com Android - A Gradiente vende no mercado brasileiro algumas versões do seu Iphone com sistema Android. A mais recente é a edição C600, que conta com tela HD de 5 polegadas, suporte a dois chips, processador Qualcomm Snapdragon S4, 1GB de memória RAM, 8GBde armazenamento interno (com cartão microSD de 8GB), processador gráfico Adreno 305 e câmeras de 13Mp e 5MP.

O site da empresa ostenta até mesmo uma tabela comparativa do Iphone C600 com o iPhone 5s. Veja abaixo.

A companhia brasileira também lançou um vídeo no início da disputa judicial com a Apple para explicar as diferenças dos smartphones.

//www.youtube.com/embed/RkRf6Gv4NtU

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGradienteINFOJustiçaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei "banir ou vender" entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'