Tecnologia

Apple vai produzir iPad no Brasil, diz Mercadante

Segundo o ministro, a empresa de Steve Jobs virá ao país pela chinesa Foxconn. As companhias devem produzir o tablet em novembro de 2011

Mercadante divulga detalhes da produção brasileira de iPads durante a visita de Dilma na China (Wikimedia Commons)

Mercadante divulga detalhes da produção brasileira de iPads durante a visita de Dilma na China (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2011 às 14h22.

Pequim - O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que a Apple e a chinesa Foxconn vão produzir o computador tablet iPad no Brasil até o final de novembro deste ano.

O anúncio de Mercadante acontece em meio à viagem da presidente Dilma Rousseff à China nesta semana.

Mais cedo, a presidente afirmou que a Foxconn, que fabrica produtos da Apple em regime de terceirização na China, estuda investimento de 12 bilhões de dólares no Brasil para a produção de telas para produtos como computadores tablet e celulares.

"Tem que ser detalhado agora as condições (em que se dará a produção do iPad), onde vai ser e logística", disse Mercadante a jornalistas em Pequim.

O assunto, segundo o ministro, está sendo estudado por um grupo de trabalho que envolve os ministérios da Fazenda, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e de Ciência e Tecnologia, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sobre o investimento de 12 bilhões de dólares da Foxconn, Mercadante comentou que "a gente conversa com eles há 3 meses. Ainda não estão concluídas as negociações, mas estou confiante."

Representante da Apple não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. A Foxconn no Brasil informou que não tinha informações sobre investimentos.

No Brasil, a Foxconn iniciou as suas atividades em 2005, em Manaus (AM), com a fabricação de celulares. Atualmente a empresa emprega cerca de 4.300 funcionários. Além da unidade em Manaus, a empresa tem fábricas em Jundiaí e Indaiatuba em São Paulo, produzindo máquinas fotográficas digitais, computadores portáteis e de mesa e placas-mãe para empresas como Dell, Sony, HP e Sony Ericsson.

A Foxconn afirma que tem expectativa de elevar seu quadro de pessoal em 30 por cento até o final do ano "com o crescimento dos negócios existentes e também com a vinda de novos negócios".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAppleDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não