Tecnologia

Apple vai apresentar sistema de automação residencial, diz jornal

O iPhone seria uma peça central nesse sistema, servindo de controle remoto

Apple (Reprodução)

Apple (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 26 de maio de 2014 às 11h11.

A Apple vai apresentar um sistema de automação residencial em 2 de junho, durante a sua conferência anual para desenvolvedores chamada WWDC. Com ele, seria possível programar as lâmpadas de uma casa para que elas acendam quando o morador entrar, por exemplo. As informações são do jornal Financial Times, que citou fontes ligadas à companhia na reportagem.

A empresa já possui patentes relacionadas a sistemas de automação residencial, mas nem todos os produtos que se integram a essa rede serão fabricados pela Apple. Em vez disso, a companhia irá contar com aparelhos de outras empresas que terão uma licença de uso da marca semelhante à concedida para as fabricantes de acessórios para smartphones, que têm a frase "Made for iPhone" na embalagem.

O iPhone deve ser uma peça central no comando dos aparelhos conectados de uma casa, servindo como uma espécie de controle remoto. O set-top box Apple TV também estaria envolvido nesse sistema. Sendo assim, por meio de uma aplicativo, será possível controlar a televisão, lâmpadas, caixas de som, entre outros produtos.

Uma das possíveis parceiras seria a Philips, que lançou neste ano a lâmpada inteligente Hue, que pode ser ativada à distância por meio de um aplicativo para smartphones e permite criar padrões de iluminação. O produto fez sua estreia no mercado nas Apple Stores, com exclusividade (inclusive no Brasil).           

Outra companhia que já tem vínculo com a Apple é a Belkin, que conta com diversos acessórios para iPhones e iPads, como cabos e teclados Bluetooth — e até mesmo uma linha de roteadores.Vale notar que a Belkin já possui um sistema de automação residencial que funciona por meio de um app para iPhone que controla interruptores inteligentes e que também recebe comandos do aplicativo IFTTT, que é conhecido pela habilidade de automatizar diversos tipos de atividades.

A empresa estaria tomando um cuidado especial com a privacidade dos consumidores, tanto na coleta de dados pessoais, quanto no monitoramento do governo americano. A medida seria uma afronta ao Google, que comprou a fabricante de termostatos Nest, por 3,2 bilhões de dólares, e enfrenta problemas relacionados aos termos de privacidade.

A Apple não se pronunciou sobre o eventual lançamento desse sistema de automação residencial.

12 novos produtos que a Apple pode revelar ainda neste ano
             Clique para abrir o link no navegador
 

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo