Tecnologia

Apple terá iPad mini no terceiro trimestre, dizem chineses

A Apple prepara uma versão menor do iPad e já encomendou 6 milhões de unidades à Foxconn, diz o site chinês Netease

Os rumores dizendo que a Apple prepara um modelo menor do iPad são abundantes, mas nem sempre concordam entre si (Gareth Cattermole/Getty Images)

Os rumores dizendo que a Apple prepara um modelo menor do iPad são abundantes, mas nem sempre concordam entre si (Gareth Cattermole/Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17h14.

São Paulo — Os velhos rumores de que a Apple prepara um modelo menor do iPad voltaram a aparecer nesta semana. O site chinês Netease diz que a Apple já encomendou 6 milhões de unidades do tablet à Foxconn e que vai lançá-lo no terceiro trimestre. Diz, ainda, que o tablet vai custar entre 249 e 299 dólares. 

Esse rumor vem se juntar a muito outros sobre o mesmo tema. No final de março, o site japonês Macotakara disse que a Apple estava negociando, com fornecedores asiáticos, a compra de telas de cristal líquido de 5 polegadas. O site diz que a informação veio de uma “confiável fonte chinesa”.

Uma tela assim poderia ser tanto de um mini-iPad como de um iPhone 5 grande. Seria um dispositivo híbrido entre tablet e smartphone, no estilo do Galaxy Note, da Samsung, que tem tela de 5,3 polegadas. Lançado em outubro do ano passado, o Galaxy Note já teve mais de 5 milhões de unidades vendidas. Mas outros rumores descrevem o iPad mini como tendo tela de 7 ou 8 polegadas. 

Sabe-se que Steve Jobs abominava os tablets pequenos, como a versão inicial do Galaxy Tab, da Samsung, com tela de 7 polegadas. O sucesso do Kindle Fire, da Amazon, pode ter feito a Apple repensar a questão. Lançado no final do ano passado, esse tablet baratinho está disponível apenas nos Estados Unidos. Mesmo assim, é o segundo mais vendido no mundo. 

Há quem acredite que um tablet pequeno e barato permitiria, à Apple, contra-atacar concorrentes como a Amazon (e, futuramente, o Google) no único semento do mercado de tablets onde a empresa da maçã não é líder: o dos modelos baratinhos, que custam até 250 dólares nos Estados Unidos.  Mas a estratégia da Apple sempre tem sido concentrar-se em produtos mais avançados e rentáveis. E os rumores sobre o iPad mini têm sido tão discordantes entre si que é melhor não apostar muito neles.

Acompanhe tudo sobre:AmazonAppleCelularesComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaiPadiPad miniiPhonelojas-onlineSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não