Tecnologia

Apple supera Samsung em vendas de smartphones

Informação sobre as vendas das duas companhias no setor é da empresa de pesquisas Gartner

A Apple vendeu 35,46 milhões de smartphones no último trimestre de 2011, com uma participação de mercado de 23,8%. Já a Samsung vendeu 34 milhões de smartphones (Michael Nagle/Getty Images)

A Apple vendeu 35,46 milhões de smartphones no último trimestre de 2011, com uma participação de mercado de 23,8%. Já a Samsung vendeu 34 milhões de smartphones (Michael Nagle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 11h57.

Estocolmo - A Apple superou a Samsung como principal vendedora mundial de smartphones no quarto trimestre do ano passado, informou nesta quarta-feira um levantamento da companhia de pesquisas Gartner.

A Apple vendeu 35,46 milhões de smartphones no último trimestre de 2011, com uma participação de mercado de 23,8%, de 15,8% um ano atrás, segundo a Gartner. A Samsung, com sua popular linha Galaxy, vendeu 34 milhões de smartphones no mesmo trimestre. "O trimestre mostrou que a Samsung e a Apple consolidaram mais suas posições no topo do mercado, pois suas marcas e novos produtos claramente se sobressaíram", afirmou a Gartner.

As vendas totais de smartphones no trimestre passado totalizaram 149 milhões de unidades, um avanço de 47,3% em comparação com o mesmo período de 2010. As vendas de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, representaram 50,9% de todas as vendas de smartphones, de 30,5% no último trimestre de 2010. O sistema operacional da Nokia Symbian continuou a perder participação no mercado, para 11,7%, de 32,3% no mesmo período do ano anterior.

A Nokia retomou sua posição como maior vendedora mundial de celulares, com participação total de mercado de 23,4% do mercado. Já a Samsung ficou com 19,4%.

Com as vendas fortes dos modelos de iPhone, a Apple tornou-se a terceira maior vendedora de celulares no mundo no quarto trimestre, superando a sul-coreana LG. A Gartner espera que as vendas totais no mercado de celulares subam 7% em 2012, enquanto o crescimento entre os smartphones deve desacelerar em 39%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja