APPLE NA CHINA: o sucesso do iPhone e surpresas com iPad e relógios renovaram a esperança na companhia / (Aly Song/Reuters)
Reuters
Publicado em 12 de setembro de 2017 às 10h17.
Última atualização em 12 de setembro de 2017 às 11h16.
Cupertino - Uma década após o presidente-executivo Steve Jobs ter revelado o primeiro iPhone, a Apple está pronta para introduzir um iPhone de última geração completamente redesenhado, junto com dois outros novos celulares, assim como uma grande atualização do Apple Watch e uma Apple TV com definição mais alta.
O evento de lançamento acontecerá no Steve Jobs Theater no novo campus "nave espacial" da Apple, o Apple Park - considerado o último produto projetado por Jobs, que morreu em 2011.
Os novos produtos e a temporada de compras que os seguem são os mais importantes para a Apple em anos. A companhia vendeu mais de 1,2 bilhão de iPhones na última década e inaugurou a era da computação móvel, mas no ano passado sofreu uma perda significativa de receita, com muitos consumidores considerando o iPhone 7 muito similar ao iPhone 6 e rejeitando-o.
A Apple espera que o novo celular de alta tecnologia, que pode se chamar iPhone X, silenciará os críticos que dizem que a empresa perdeu sua capacidade inovadora. Ele inclui uma tela infinita com cores mais ricas e reconhecimento facial para desbloquear o telefone, sem a necessidade de um leitor de digitais ou um botão físico.
Os dois outros modelos, que devem se chamar iPhone 8 e iPhone 8 Plus, tem como objetivo atualizar os modelos iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Eles também incluem novas ferramentas, como um verso de vidro similar ao do iPhone 4, que deve ajudar a facilitar o carregamento sem fio.
Os celulares devem vir com preços bem mais altos. O analista do Bernstein, Toni Sacconaghi, prevê que o modelo mais caro de alta tecnologia custe 899 dólares, embora outros analistas esperem que passe do patamar de mil dólares, ante o preço máximo de 769 dólares pelo iPhone 7 anterior.
Muitos desses custos adicionais se devem a peças mais caras, como uma tela de resolução mais alta, sensores 3D e mais capacidade de memória. "Alguns desses componentes são bastante caros. Não há dúvida sobre isso", disse Brian Blau, um analista da Apple no Gartner.
Os analistas também esperam que a Apple revele uma nova TV Apple que opera com maior resolução do que o anterior.
Espera-se também que a empresa revele mais detalhes sobre o HomePod, seu alto-falante doméstico ativado por voz que concorre com os dispositivos Echo da Amazon.com Inc e o Home do Google. A Apple anunciou o HomePod em junho e disse que começará a ser entregue em dezembro.
Por fim, espera-se que a Apple anuncie uma nova versão do Apple Watch. As versões anteriores do relógio têm que ser conectadas ao telefone de um usuário para receber e enviar dados, mas espera-se que a nova versão se conecte a redes de dados sem fio como um telefone.