Tecnologia

Apple renova linha de Macbooks e introduz iMac 5K econômico

Além de atualizar o Macbook, a Apple cortou U$ 200 do preço do iMac com tela retina, que agora custa U$ 2.300

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2015 às 21h18.

São Paulo - Depois de atualizar os componentes dos Macbooks menores (incluindo os modelos Air) no começo de 2015, chegou a hora da Apple fazer o mesmo com as unidades de 15″ e com os iMacs.

As mudanças internas mais significativas no Macbook de 15″ são o uso de 4 lanes de PCIe para o SSD da máquina, que torna o acesso a arquivos ainda mais rápido e a introdução de uma nova placa de vídeo no modelo mais caro.

Em vez da velha Nvidia GeForce GT 750M, o novo Macbook oferece a AMD Radeon R9 M370X (com 2GB de GDDR5).

Infelizmente, a Apple não atualizou os processadores das máquinas, o que significa que todas continuam usando a arquitetura Haswell da Intel.

Outra consequência desse fato é que os modelos mais baratos (sem a placa da AMD) não oferecem nenhuma melhoria de performance de CPU ou de GPU em comparação com os Macbooks lançados há mais de um ano.

Também é possível que a Apple ignore as CPUs Broadwell e siga direto para o Skylake que a Intel pretende lançar ainda este ano. Em outras palavras, se o que você deseja é desempenho, é melhor comprar um modelo antigo mais barato ou esperar o próximo ciclo de atualização.

Os novos modelos custam 2.000 dólares para a versão com a GPU integrada Iris Pro e 2.500 dólares para a versão com a GPU discreta.

Além de atualizar o Macbook, a Apple cortou 200 dólares do preço do iMac com tela retina, que agora custa 2 300 dólares.

Outra novidade é a introdução de uma versão mais barata desse mesmo iMac sem o Fusion Drive (que combina um HDD com um SSD em um único disco lógico) e com um processador ligeiramente mais lento por 2.000 dólares.

De qualquer maneira, é possível equipar a versão de 2.000 dólares com um Fusion Drive de 1 TB e ainda assim economizar 100 dólares.

Como acontece com os Macbooks de 15″, a Apple não está equipando os novos iMacs com processadores Broadwell (o que é natural, já que a versão quad core do mesmo ainda não está disponível).

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiMacINFOMacBookPreçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump