Tecnologia

Apple registra patente que permite compartilhamento de arquivos

Uma vez licenciados, os arquivos podem ser compartilhados livremente por meio dos dispositivos com amigos, famílias ou quem mais o usuário desejar

iPhone (Reprodução)

iPhone (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 12h42.

A Apple registrou uma patente para uma tecnologia P2P, ou seja, que permite que as pessoas compartilhem músicas e vídeos com quem desejarem. As informações são do Torrent Freak.

Segundo o site, não será mais preciso baixar arquivos do iTunes ou de outra loja, já que os usuários poderão pegá-los de amigos ou familiares e obter uma licença separada. A patente é chamada "direitos de desacoplamento em uma unidade de conteúdo digital por download", e descreve um sistema onde os usuários podem compartilhar livremente músicas e vídeos com os outros.

Uma vez licenciados, os arquivos podem ser compartilhados livremente por meio dos dispositivos com amigos, famílias ou quem mais o usuário desejar. Segundo a Apple, sua invenção economizará custos de largura de banda ao tornar a pirataria menos atraente.

“Esta redução das despesas operacionais pode facilitar uma estrutura de preços de dois níveis. Por exemplo, o armazenamento de conteúdo digital pode cobrar um primeiro preço para os usuários que baixarem uma unidade de conteúdo digital a partir da loja e um segundo preço para os usuários que autorizam uma unidade de conteúdo digital sem baixá-la", diz a patente.

De acordo com a empresa, essa redução de preços pode, em seguida, tornar mais interessante compartilhar arquivos de forma legal – reduzindo, assim, as formas tradicionais de pirataria.

"Isso pode incentivar os usuários a trocar ou copiar unidades de conteúdos digitais, bem como autorizar essas cópias. Esse compartilhamento, por sua vez, reduz a pirataria ou cópia ilegal”, afirma a Apple.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoAppleINFOPatentes

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite