Tecnologia

Apple reforça domínio de mercado com novo iPad

Empresa apresentou uma nova versão de seu popular tablet, com chip mais poderoso, tela de alta definição, câmera melhorada e acesso a novas redes sem fio 4G

O mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado (Kevork Djansezian/Getty Images)

O mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 10h49.

Bangalore - O novo iPad da Apple, dotado de tecnologia 4G, cimentará o domínio de mercado da empresa e a ajudará a superar a concorrência dos tablets equipados com o Windows 8 que devem ser lançados ainda neste ano, enquanto o iPad 2, agora vendido a preço mais baixo, terá demanda mais forte, disseram os analistas.

A Apple mostrou na quarta-feira uma nova versão de seu popular tablet iPad, com chip mais poderoso, tela de alta definição, câmera melhorada e acesso a novas redes sem fio de alta velocidade.

"A capacidade da Apple de melhorar a resolução da tela, a capacidade gráfica e integrar redes 4G LTE sem comprometer a duração da carga de bateria do novo iPad será um fator de diferenciação importante diante da concorrência, e um obstáculo difícil de superar pelos rivais", escreveu Mark Moskowitz, analista da J.P. Morgan Securities, em nota aos clientes.

No mês passado, a Microsoft lançou uma versão incompleta do Windows 8. É o primeiro sistema operacional da companhia compatível com os processadores de baixo consumo de energia projetados pela ARM Holdings, e vai servir para tablets, além de laptops e computadores de mesa, em um esforço para contestar o sucesso inequívoco do iPad.

Mas o mais recente iPad da Apple permitirá que a empresa mantenha sua vantagem competitiva e que estabeleça posição dominante no mercado de tablets, que cresce rapidamente, disseram analistas.

De acordo com o Credit Suisse, a Apple deterá 66 por cento do mercado de tablets em 2012, graças à sua marca, ao seu hardware e ao ecossistema superior de seus produtos.

Tim Cook, o presidente-executivo da Apple, apresentou a muita aguardada terceira versão do tablet, mas não cumpriu a tradição de designar o tablet de nova geração como iPad 3, contrariando algumas expectativas, e se referiu a ele simplesmente como "o novo iPad".

iPad 2 mais barato

A empresa anunciou que continuará a vender o iPad 2, mas reduziu seus preços em 100 dólares. O modelo mais antigo agora começa em 399 dólares, enquanto o novo iPad de terceira geração, dotado apenas de conexão Wi-Fi, começa em 499 dólares.

Katy Huberty, da Morgan Stanley, estima que o corte de preço do iPad 2 terá impacto baixo sobre as margens da empresa, e estima que a redução no preço elevará a demanda de 15 milhões para 20 milhões de unidades nos Estados Unidos e 38 milhões no mercado mundial.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não