Tecnologia

Apple recebe aprovação para acordo de US$450 mi em e-books

Companhia foi processada ao agir com cinco editoras para elevar os preços de livros digitais


	E-book em um iPad da Apple
 (Scott Eells/Bloomberg)

E-book em um iPad da Apple (Scott Eells/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 21h17.

Nova York - A Apple obteve nesta sexta-feira aprovação preliminar da Justiça dos Estados Unidos para um acordo de 450 milhões de dólares que teve como objetivo encerrar reclamações de que prejudicou consumidores ao agir com cinco editoras para elevar os preços de livros digitais.

O caso foi aberto pelo Departamento de Justiça dos EUA, que acusa a empresa de ter violado leis de defesa da concorrência ao agir em conluio com editoras para elevar preços de ebooks e repelir rivais como a gigante do varejo eletrônico Amazon.com.

Em junho, a Apple havia aceitado acordo em um processo coletivo aberto em nome de consumidores e 33 Estados norte-americanos. O acordo envolve o pagamento pela Apple de 400 milhões de dólares para consumidores e 50 milhões de dólares para advogados.

Mas se um tribunal de apelações reverter a decisão preliminar desta sexta-feira, a Apple vai ficar devendo 50 milhões de dólares para consumidores e 20 milhões para advogados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoJustiçaAppleE-booksProcessos judiciais

Mais de Tecnologia

Google Fotos libera edição por IA com comandos de voz e texto no Android

Pesquisadores aplicam IA em drone-robô para a manutenção em redes de alta tensão em Santa Catarina

Veículos elétricos chineses ganham espaço na Europa e América Latina

Senior Experience 2025: Ana Paula Padrão, Guga Kuerten e Piangers são alguns dos destaques