Tecnologia

Apple prevê uso de hidrogênio para abastecer computadores

Além de tornar os equipamentos mais limpos, pela eficiência energética proporcionada pela tecnologia, os computadores também seriam mais finos e mais leves

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook (Getty Images)

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 15h14.

São Paulo - A Apple está em busca de opções energéticas mais eficientes para seus computadores. Uma das preferências e alvo dos estudos da empresa norte-americana é a troca das baterias comuns dos laptops por modelos movidos a hidrogênio.

A companhia já detém as patentes “sistema de célula de combustível para alimentar um dispositivo de computação portátil” e “sistema de célula combustível acoplado a um dispositivo de computação portátil”, registradas nos Estados Unidos. Segundo a Apple, além de tornar os equipamentos mais limpos, pela eficiência energética proporcionada pela tecnologia, os computadores também seriam mais finos e mais leves.

Um dos motivos que levou a gigante da informática a buscar tecnologias alternativas para a energia é a constante dependência dos EUA por combustíveis fósseis que, em grande parte, são provenientes de países do oriente médio. Outro problema é a exposição do litoral estadunidense, causada pela exploração de petróleo.

Diante deste desafio a Apple tem estudado a utilização de células de combustível para alimentar dispositivos eletrônicos portáteis por dias ou até semanas. Mesmo assim, a empresa deixa claro que é um desafio conseguir criar e implantar estes sistemas.

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook.

“Isso elimina a necessidade de uma bateria volumosa e pesada no sistema de célula de combustível, que pode reduzir significativamente o tamanho, pelo e custo do sistema”, informa a apresentação da Apple.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMateriaisProdutos verdesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump