Tecnologia

Apple prevê uso de hidrogênio para abastecer computadores

Além de tornar os equipamentos mais limpos, pela eficiência energética proporcionada pela tecnologia, os computadores também seriam mais finos e mais leves

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook (Getty Images)

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 15h14.

São Paulo - A Apple está em busca de opções energéticas mais eficientes para seus computadores. Uma das preferências e alvo dos estudos da empresa norte-americana é a troca das baterias comuns dos laptops por modelos movidos a hidrogênio.

A companhia já detém as patentes “sistema de célula de combustível para alimentar um dispositivo de computação portátil” e “sistema de célula combustível acoplado a um dispositivo de computação portátil”, registradas nos Estados Unidos. Segundo a Apple, além de tornar os equipamentos mais limpos, pela eficiência energética proporcionada pela tecnologia, os computadores também seriam mais finos e mais leves.

Um dos motivos que levou a gigante da informática a buscar tecnologias alternativas para a energia é a constante dependência dos EUA por combustíveis fósseis que, em grande parte, são provenientes de países do oriente médio. Outro problema é a exposição do litoral estadunidense, causada pela exploração de petróleo.

Diante deste desafio a Apple tem estudado a utilização de células de combustível para alimentar dispositivos eletrônicos portáteis por dias ou até semanas. Mesmo assim, a empresa deixa claro que é um desafio conseguir criar e implantar estes sistemas.

A solução apresentada pela companhia é um sistema de célula de combustível que pode fornecer e também receber energia de uma bateria recarregável, acoplada ao MacBook.

“Isso elimina a necessidade de uma bateria volumosa e pesada no sistema de célula de combustível, que pode reduzir significativamente o tamanho, pelo e custo do sistema”, informa a apresentação da Apple.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMateriaisProdutos verdesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO