Tecnologia

Apple prepara iPad gigante de 12,9 polegadas, diz relato

A Apple deve iniciar, no início de 2015, a produção de um iPad gigante, com tela de 12,9 polegadas, afirma a agência Bloomberg.


	Tim Cook apresenta o iPad Air: um modelo maior parece estar a caminho
 (Getty Images)

Tim Cook apresenta o iPad Air: um modelo maior parece estar a caminho (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 17h17.

São Paulo -- Os fornecedores da Apple preparam-se para iniciar a produção de um iPad gigante, com tela de 12,9 polegadas, afirma a agência Bloomberg. O tablet começaria a ser fabricado no início de 2015.

O rumor não é novo. Há tempos comenta-se que a Apple estaria desenvolvendo um iPad maior, apelidado de iPad Pro. Seria um terceiro tamanho na linha iPad, que já tem o iPad Air, de 9,7 polegadas, e o iPad mini, de 7,9.

Aparentemente, a Apple espera que o novo tamanho contribua para ampliar as vendas do iPad, que ficaram estagnadas nos dois últimos trimestres.

A explicação mais aceita para essa desaceleração é que o ciclo de reposição dos tablets é mais longo que o dos smartphones. Quem comprou um iPad só vai pensar em substituí-lo por outro mais novo depois de três ou quatro anos.

Nesse cenário, o crescimento de vendas deve ser maior em países onde boa parte da população ainda não tem um tablet; e nas empresas, que demoraram mais que os consumidores para adotar esse gadget.

Jitesh Ubrani, analista da empresa de pesquisas de mercado IDC, disse à Bloomberg que um iPad com tela maior seria bem aceito no ambiente corporativo. A Apple já tem uma parceria com a IBM para atender a esse público.

O iPad Pro seria um concorrente para tablets como o Galaxy Tab Pro 12.2, da Samsung, e o Surface Pro 3, da Microsoft. Ambos têm tela de cerca de 12 polegadas. É até possível que a Apple ofereça um teclado mecânico para seu novo modelo, como faz a Microsoft com o Surface.

A Bloomberg diz que os novos modelos do iPad Air e do iPad mini, que devem ser anunciados pela Apple em outubro, já estão em produção. A expectativa é que eles tragam, como principal novidade, o sensor de impressões digitais Touch ID, que apareceu primeiro no iPhone 5.

Antes disso, a Apple deve apresentar o iPhone 6, com tela de 4,7 polegadas, e seu irmão maior com tela de 5,5 polegadas. A apresentação deve ser no próximo dia 9.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPad AiriPad miniiPhoneRumores techTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não