Tecnologia

Apple pode trocar vidro por Liquidmetal no iPhone 5

Segundo site coreano, aparelho será feito a partir de liga metálica e deve ser lançado em junho, durante convenção em São Francisco

Segundo site, Apple irá trocar o vidro por material  Liquidmetal para fabricar a nova geração do iPhone (Divulgação)

Segundo site, Apple irá trocar o vidro por material Liquidmetal para fabricar a nova geração do iPhone (Divulgação)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de abril de 2012 às 12h08.

São Paulo - O iPhone 5, cuja data de lançamento nem sequer foi confirmada pela Apple, continua sendo alvo de rumores. Agora, especula-se que a maçã tenha escolhido um material chamado Liquidmetal para fabricar o aguardado smartphone. A notícia veio dos coreanos do ETnews, que ouviram fontes ligadas à indústria.

Ainda de acordo com o site, as fontes afirmaram que a próxima geração do aparelho será anunciada em junho, durante a convenção de desenvolvedores da Apple (Apple Worldwide Developers Conference), em São Francisco.

A busca pelo novo material pode ser parte da estratégia da Apple para continuar no topo do mercado de smartphones high-end. Até por que, assim como existem rumores acerca do iPhone, há também expectativas em relação às novidades do Samsung Galaxy S III. E uma delas diz respeito à possibilidade de a Samsung ter escolhido produzir o case do aparelho de cerâmica. O maior rival do iPhone será lançado no dia 3 de maio, em Londres. 

Liquidmetal

O Liquidmetal é uma liga metálica formada pela mistura de elementos chamados metais de transição: titânio e zircônio entre os principais, além de níquel e cobre. Desenvolvido inicialmente pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), o material começou a ser comercializado em 2003 é hoje vendido pela Liquidmetal Technologies

Uma das principais diferenças entre a liga e os metais convencionais é a estrutura atômica do material. O Liquidmetal não tem forma definida, isto é, é amorfo. Já os convencionais tem estrutura cristalina.

O fato de o Liquidmetal ser amorfo faz com que ofereça algumas vantagens em relação aos metais estruturados. Ele suporta uma força maior sem se deformar e mantém a forma original mesmo depois de tensionado.

Existe um forte indício de que o rumor pode se concretizar. Segundo o ZDNet, a Apple adquiriu, em 2010, o direito de utilização da propriedade intelectual produzida pela Liquidmetal Technologies. 

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneiPhone 5SmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China